Evento começa na próxima terça-feira (29); programação tem início com encontros nacionais de jovens e mulheres
Representantes do cooperativismo solidário de todo o Brasil estarão reunidos em Brasília (DF) de 29 a 31 de março para o primeiro Encontro Nacional da Rede Unicopas. O evento faz parte das atividades finais do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia.
O objetivo do encontro, além de avaliar os três últimos anos de atuação da organização, é reunir lideranças das centrais filiadas de todo o país – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores. A proposta é traçar ações conjuntas e linhas estratégicas de intercooperação para os próximos anos, tendo em vista a continuidade do fortalecimento da rede em todo território nacional.
A programação tem início na tarde da próxima terça-feira, 29 de março, e segue até o final do dia de quinta-feira, 31. Devido à pandemia da Covid-19, houve uma redução no número de participantes presenciais e todas as medidas de segurança sanitária estão sendo adotadas para a realização do encontro.
As mulheres e as juventudes, temas transversais e prioritários do projeto com a União Europeia, darão início aos trabalhos com momentos específicos para cada grupo. Na sequência, elas se juntam às demais lideranças do cooperativismo solidário para o encontro ampliado da Rede Unicopas.
O Encontro Nacional da Rede Unicopas contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da organização no dia 31, quinta-feira, no período da tarde, quando haverá o lançamento oficial da Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário, um documento construído em conjunto entre as quatro centrais filiadas, cujo objetivo é apresentar a visão e as propostas concretas do setor como subsídio para os futuros governos estaduais e federal.
Para saber mais sobre o projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’
Fruto de uma construção coletiva entre as quatro centrais que fazem parte da Unicopas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, o projeto nasceu para reforçar a importância do modelo do trabalho cooperativo e associativo na promoção de um desenvolvimento com mais sustentabilidade e justiça social.
Iniciado em 2018, ele tem o objetivo de promover um desenvolvimento equitativo, sustentável e inclusivo para as populações mais carentes e vulneráveis do Brasil, com o enfoque na promoção da igualdade de gênero, protagonismo juvenil e sustentabilidade econômica.
Para isso, foram realizadas diversas ações ao longo dos três anos do projeto, como campanhas de sensibilização da sociedade para temas que envolvem o cooperativismo e a economia solidária, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, da ONU.
Além disso, atividades de formação e capacitação de lideranças, em especial jovens e mulheres, bem como ações de advocacy com forte incidência em políticas públicas também fizeram parte das atividades desenvolvidas.