A Unicopas (União das Organizações Cooperativistas Solidárias) se reuniu com agentes políticos nos dias 2 e 3 de agosto no intuito de discutir questões relevantes para o desenvolvimento e fortalecimento do setor cooperativista no país. A agenda de incidência política buscou a articulação de propostas e soluções conjuntas que possam impulsionar o cooperativismo solidário em suas vertentes. As reuniões foram realizadas pelo dirigente da Unicopas, Gervásio Plucinski, e o coordenador executivo, Quêner Chaves.
Entre os temas abordados, destacam-se o fortalecimento da organização e a necessidade de um Marco Legal do Cooperativismo para a construção de uma nova lei que incentive o cooperativismo solidário e garanta a modernização e a liberdade associativa do cooperativismo no Brasil.
Durante encontro com o vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal Bohn Gass, Gervásio Plucisnk apontou o importante papel das discussões e propostas da população no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 para criação de políticas públicas específicas que promovam a participação popular.
Bohn Gass é o relator do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 na Câmara dos Deputados. Até 31 de agosto, o governo federal encaminhará o projeto de lei do PPA 2024-2027 ao Congresso Nacional. “É extremamente importante ter na relatoria um deputado que conheça a nossa realidade, as pautas da agricultura familiar e do cooperativismo, isso facilita nosso diálogo para que possamos fortalecer nossa atuação”, observou Plucinski.
A participação popular tem bastante relevância no governo Lula. Para estreitar o diálogo junto ao governo federal, o dirigente também se reuniu com o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcelo Fragozo, onde apresentou dados relevantes sobre o cooperativismo solidário, enfatizando seu papel no desenvolvimento econômico e social.
Gervásio Plucisnki aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância de construir políticas públicas que estejam alinhadas com os princípios do cooperativismo solidário, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade. Outra importante frente pautada é a busca por ações específicas que promovam o desenvolvimento do setor como a criação de linhas de crédito diferenciadas, apoio técnico e capacitação, acesso a mercados e políticas de compras públicas que valorizem a produção cooperativista solidária. “A Unicopas busca junto à Secretaria Geral um espaço unificado para que possamos avançar nas pautas do cooperativismo, da agricultura familiar e da Economia Solidária”, destacou o dirigente.
O secretário demonstrou receptividade às propostas, se comprometeu em analisar as demandas apresentadas pela Unicopas e destacou a importância de uma maior interação entre o setor cooperativista solidário e o poder público, visando uma gestão mais participativa e democrática a partir de espaços de diálogo como por exemplo, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido como Conselhão.
A agenda de incidência política da Unicopas também incluiu reunião com Milton Fornazieri, secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para discutir o crescimento da Unicopas e a construção do Programa Nacional de Fortalecimento do Cooperativismo Solidário. Representando a Unicopas, Gervásio Plucinski também participou do Seminário Nacional Bioinsumos e Fortalecimento da Agricultura Familiar.