Dirigentes da Unicopas se manifestam sobre Coopera Mais Brasil

Dirigentes da União Nacional das Organizações do Cooperativismo Solidário (Unicopas), representando a Unicafes Nacional, Unicrab, Unisol Brasil e Unicatadores, se pronunciam sobre o programa federal Coopera Mais Brasil. O programa visa aumentar a produção de alimentos através do fortalecimento do cooperativismo e associativismo na agricultura familiar.

Para Claudete Costa, presidenta da Unicopas, o Coopera Mais Brasil é um passo importante no combate à fome no país e na valorização do trabalho das cooperativas da economia solidária do campo e da cidade. “A iniciativa do governo federal traz esperança para milhares de famílias que lutam diariamente para garantir a sua subsistência e contribui para o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Lutamos por uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva”.

O fortalecimento do cooperativismo e associativismo solidário se mostra como uma alternativa viável para combater a fome no país. Os dirigentes enfatizam a importância de políticas públicas que incentivem a produção de alimentos de forma sustentável, garantindo a segurança alimentar e nutricional, acesso a uma alimentação de qualidade e oportunidade aos que trabalham na produção rural.  

Recursos

Outro ponto levantado entre os dirigentes foi a garantia de recursos para o cooperativismo, sobretudo, para o cooperativismo solidário. Diego Moreira, dirigente da Unicopas e representante da Unicrab destacou que esta é uma iniciativa inédita pelo governo federal e por isso temos muitos desafios pela frente. “Precisamos manter a unidade das centrais em torno da Unicopas no processo de pressão política e qualificação dos projetos e empreendimentos construídos pelo programa. Temos o desafio de garantir que o governo coloque orçamento que, de fato, garanta empreendimentos da agroindústria para que o fortalecimento do cooperativismo avance”. 

A união de esforços entre as diferentes entidades e cooperativas solidárias é fundamental para a geração de emprego, renda e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Para o diretor da Unicopas e representante da Unicafes,Gervásio Plucinsk, a presença da Unicopas na construção do Coopera Mais Brasil mostra reconhecimento e protagonismo ao cooperativismo solidário. “Agora precisamos mobilizar recursos para viabilizar o programa junto aos ministérios envolvidos. Estamos abertos ao diálogo para aperfeiçoar a aplicação desses recursos de forma que impulsione a produção de alimentos saudáveis com melhores condições às organizações do cooperativismo solidário”, pontua Plucinsk.

Já Maysa Gadelha, vice-presidenta da Unicopas e representante da Unisol Brasil, ressalta a importância da participação de mulheres e jovens na construção deste processo. “Estamos em um momento de unificar forças para potencializar nossas ações. O Coopera Mais Brasil vem para mostrar o cooperativismo solidário, a Unicopas reúne as principais centrais e apresenta propostas concretas e caminhos viáveis para um país mais desenvolvido e unificado”.

Manifesto

Com o apoio das principais redes e articulações cooperativistas do país, os dirigentes da Unicopas elaboraram um manifesto solicitando, em caráter de urgência, o direcionamento de orçamento para execução do programa Coopera Mais Brasil. O documento, entregue ao governo durante o Seminário Nacional Coopera Mais Brasil, reforça a importância do cooperativismo solidário como um caminho de transformação para o país para impulsionar a produção de alimentos e fortalecer a economia solidária em todo o território nacional.

ACESSE O MANIFESTO PROGRAMA COOPERA MAIS BRASIL DO SISTEMA UNICOPAS