Durante o encontro, Unicopas destacou ações do cooperativismo solidário enquanto estratégia para o desenvolvimento sustentável
No âmbito da incidência internacional, a Unicopas participou de um diálogo com especialistas da Organização das Nações Unidas, a ONU, na última semana, para falar sobre o direito ao desenvolvimento. O objetivo foi proporcionar um espaço colaborativo com e entre as organizações e movimentos da sociedade civil.
Daniel Rech, assessor jurídico da Unicopas e da Unicafes Nacional, durante o encontro, destacou que a Unicopas entende o desenvolvimento como uma situação de superação das desigualdades e condições de vida digna para todas as pessoas. Para isso, a organização trabalha no apoio e proteção às iniciativas autônomas de pequenos produtores e grupos, além de incidência em políticas de acesso à terra, à renda e à moradia.
O diálogo com especialistas da ONU ainda abordou desafios enfrentados pelas organizações da sociedade civil, tratou sobre estratégias, compartilhou boas práticas e fomentou a participação das entidades no processo de elaboração de um instrumento jurídico sobre direito ao desenvolvimento.
A ação está alinhada com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, um plano de ação das Nações Unidas para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. A Unicopas acredita que o cooperativismo e a economia solidária podem contribuir efetivamente para que os países, inclusive o Brasil, alcancem esses objetivos.
Conheça os principais pontos da Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento da ONU: