A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) realizou, nos dias 15 e 16 de dezembro, reunião de Planejamento Estratégico para 2023 com todos os integrantes da direção representando as quatro centrais – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.
“Há uma expectativa muito boa, temos a esperança de que no novo governo possamos avançar na organização dos trabalhadores, principalmente na área econômica, tanto no meio rural como no meio urbano”, destacou Francisco dal Chiavon, presidente da Unicopas.
O principal objetivo do encontro foi definir as ações da organização a partir do novo cenário político do Brasil. “Um dos planos da Unicopas é antecipar a troca de gestão da organização, que ocorreria em julho do ano que vem, para que a próxima direção inicie o ano com novo planejamento junto ao governo, construindo políticas públicas que possivelmente estarão em execução no governo Lula”, afirmou o presidente da Unicopas.
Além da atuação junto ao governo, os dirigentes também discutiram estratégias de fortalecimento da rede Unicopas junto às centrais e às cooperativas e associações da economia solidária com o intuito de contribuir para a solução de grandes problemas enfrentados hoje no Brasil como o combate à fome e a geração de emprego e renda da população.
A reunião foi composta por representantes de cada uma das centrais afiliadas, Francisco dal Chiavon, Concrab/MST; Claudete Costa, Unicatadores; Léo Pinho, Unisol Brasil; e Genes da Fonseca, Unicafes Nacional.