Unicopas promove encontros para capacitar mulheres

As atividades ocorrerão em todas as regiões do Brasil e fazem parte do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, financiado pela União Europeia

Autoconfiança. Cuidado. Respeito. Solidariedade. Rede. Apoio. Autonomia. Deveria ser a regra, mas, em muitos casos, ainda é exceção. Na realidade de centenas de mulheres Brasil adentro, essas palavras são cotidianamente oprimidas pela violência, pelo assédio, pelo medo, pela falta de oportunidades e espaço. O mercado não é igualitário. O serviço doméstico e o cuidado com a família também não. Para a maioria das mulheres, a conta não fecha.

encontros de formação de mulheres da unicopas

E é a partir desta perspectiva que a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), que congrega as quatro principais centrais do cooperativismo solidário do Brasil – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Conbrab e Unicatadores -, busca promover o cooperativismo e a economia solidária como instrumento de geração de trabalho e renda, além de fortalece-los enquanto estratégias para a superação das desigualdades sociais, em especial, àquelas que afetam diretamente a vida das mulheres.

Para isso, a Unicopas, por meio de um grupo de trabalho exclusivo de mulheres formado no início de 2019, vem planejando ações que beneficiem diretamente as mulheres do cooperativismo e da economia solidária no país.

Dentre as atividades, está a realização de cinco encontros regionais e um nacional cujo principal objetivo é capacitar lideranças mulheres que possam multiplicar os princípios e os benefícios do cooperativismo e da economias solidária nos espaços onde atuam, além de formar uma grande rede de apoio, troca de experiências, formação e fortalecimento entre elas.

Nesta semana, o GT de Mulheres da Unicopas – composto por duas representantes de cada central – esteve reunido em Brasília para o planejamento dos encontros que terão início em março deste ano. A expectativa é atingir diretamente 80 mulheres das quatro centrais afiliadas à Unicopas.

As atividades, que fazem parte das ações desenvolvidas pelo projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, financiado pela União Europeia, ocorrerão em todas as regiões do país.

Grupo de Trabalho de Mulheres da Unicopas