Intercooperação: cooperativas Unicopas se unem e doam mais 80 toneladas de alimentos

Ação conjunta entre Unisol Brasil e Concrab, ambas afiliadas à Unicopas, envolveu 590 produtores e ajudou centenas de famílias de cinco municípios da região do Vale do Ribeira, uma das mais vulneráveis do estado de São Paulo

Mais uma vez a intercooperação mostrou a força que tem! Uma ação conjunta realizada entre a Unisol Brasil e Concrab, ambas centrais do cooperativismo e da economia solidária afiliada à Unicopas, beneficiou 590 agricultores e agricultoras familiares de diferentes municípios de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

A mobilização resultou na distribuição de 80 toneladas de alimentos para centenas de famílias de cinco municípios do Vale do Ribeira, uma das mais vulneráveis de São Paulo. Além de ter uma dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, muitos povos e comunidades tradicionais, além de indígenas e quilombolas vivem na região. “Esta foi mais uma ação prática resultado da nossa intercooperação, capaz de gerar renda no campo e, ao mesmo tempo, promover a solidariedade, principalmente junto às famílias que mais precisam”, destacou Leonardo Pinho, tesoureiro da Unicopas e presidente da Unisol Brasil.

Esta foi a segunda etapa de um projeto que teve início em maio deste ano e já beneficiou mais de mais de 20 mil pessoas da região do ABC Paulista, Campinas e Bragança Paulista com a distribuição de 90 toneladas de alimentos. As iniciativas foram possíveis graças às ações de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) promovida pela Fundação Banco do Brasil e parceiros.