#IncidênciaUnicopas: emendas parlamentares garantem avanços para a economia solidária e o cooperativismo

Resultado de articulação conjunta no Congresso Nacional, emendas parlamentares vão garantir a realização da VI Plenária Nacional de Economia Solidária e de projetos de geração de trabalho e renda voltados à população em situação de rua

Foram aprovadas na manhã desta quarta-feira, 7 de outubro, durante plenária participativa, duas emendas parlamentares que irão fomentar o movimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. A primeira irá garantir a realização da sexta edição da Plenária Nacional de Economia Solidária e a segunda que destinará recursos para a execução de projetos que terão como objetivo a geração de trabalho e renda para pessoas que vivem em situação de rua em diversos estados do Brasil. As emendas também deverão passar por aprovação no Orçamento Anual do governo federal de 2021.

As iniciativas são do deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), atual coordenador da Frente Parlamentar de Economia Solidária, e contaram com forte incidência e articulação de organizações e movimentos ligados ao cooperativismo e à economia solidária no Brasil, entre eles a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias).

“Foi um processo de construção democrática e nós, da Unicopas, nos juntamos e somamos forças a outras iniciativas como a do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e dos movimentos de população de rua porque acreditamos e seguimos com a nossa missão de garantir a unidade na diversidade”, comentou Leonardo Pinho, tesoureiro da Unicopas e presidente da Unisol Brasil. Ele ainda destacou o papel desempenhado pela assessoria da Unicopas. “Nossos assessores fizeram um trabalho intenso de incidência para a aprovação dessas duas emendas que fortalecem a articulação entre os atores dos movimentos de população de rua e a diversidade de atores que constroem a economia solidária no país”.

A previsão é que as ações, como a realização da VI Plenária de Economia Solidária, sejam executadas em 2021.

Emendas parlamentares são recursos do orçamento público cuja destinação é indicada por deputados estaduais, deputados federais e senadores. Em tese, as emendas parlamentares garantem melhor distribuição dos recursos públicos, pois os legisladores conhecem mais de perto as necessidades específicas de cada região.