Ano Internacional das cooperativas: ONU destaca o papel vital do cooperativismo no avanço do desenvolvimento sustentável

Foto: Cresol Baser/Arquivo Unicopas

Após o sucesso do Ano Internacional das Cooperativas de 2012 , em 19 de junho de 2024, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou oficialmente 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (AIC) por meio da Resolução A/RES/78/289 sob o patrocínio da Mongólia e do Quênia. Esta iniciativa ressalta o papel vital das cooperativas no avanço do desenvolvimento sustentável, na erradicação da pobreza e no fomento do crescimento econômico inclusivo. 

O tema do ano, “cooperativas constroem um mundo melhor”, ressalta o impacto global duradouro das cooperativas, posicionando-as como soluções essenciais para os desafios globais de hoje. Ele destaca suas contribuições para o desenvolvimento sustentável em dimensões sociais, econômicas e ambientais, mostrando como as cooperativas são os principais impulsionadores para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. O tema também enfatiza a capacidade única das cooperativas de promover o crescimento inclusivo e fortalecer a resiliência da comunidade.

Imagem: divulgação ONU

Os objetivos do Ano Internacional das Cooperativas são:

• Aumentar a conscientização pública;

• Promover o crescimento e o desenvolvimento;

• Defender estruturas de apoio;

• Inspirar uma liderança proposital e envolver os jovens no movimento cooperativo.

O movimento cooperativista está presente em mais de 100 países e reúne cerca de 1,2 mil milhões de membros, segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), sendo fundamental para a economia global.

Dados do anuário das cooperativas de 2023 demonstrou que no Brasil 4.500 cooperativas, com mais de 23 mil cooperados, geram cerca de 550 mil empregos por meio dos empreendimentos na economia.