Primeiro encontro de mulheres catadoras da Amazonia Legal reúne lideranças no Maranhão

De 03 a 05 de novembro, em São Luís (MA), acontece o Primeiro Encontro das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis da Amazônia Legal. A iniciativa é um marco para o cooperativismo feminino e para a sustentabilidade na região.

As mulheres são maioria e assumem protagonismo em cooperativas de reciclagem no Brasil. Segundo o Atlas Brasileiro da Reciclagem, iniciativa da Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), elas são 56% dos mais de 75 mil catadores registrados. Dessa porcentagem, 61% ocupam cargos de direção e de gestão.

Neste encontro inédito, catadoras de toda a Amazônia Legal estão reunidas para trocar experiências, fortalecer laços e reafirmar o protagonismo feminino na reciclagem.

A presidenta da Unicopas, Claudete Costa, que também é uma liderança feminina e referência para as mulheres catadoras, participa do encontro e, além de compartilhar experiências pessoas nesta trajetória, os desafios enquanto mulher negra, periférica, que chega a presidência de uma entidade nacional, também apresentou a atuação da Unicopas para o fortalecimento do cooperativismo solidário em todo o Brasil.


O encontro foi organizado pela Rede de Catadores da Amazônia Legal (RECAL), com apoio do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e União Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil (Unicatadores).