Unicopas realiza Seminário em Sergipe com foco no fortalecimento do cooperativismo solidário

Nessa quinta-feira (22) foi iniciado em Aracaju (SE) o Seminário Estadual de Fortalecimento da Rede Unicopas das Cooperativas, Associações e Agroindústrias da Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Economia Solidária. A abertura do Seminário contou com as palavras da presidenta da Unicopas, Claudete Costa, que ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das iniciativas de cooperativismo solidário.

“Estamos aqui para fortalecer as redes que constroem um cooperativismo mais justo e solidário. Este Seminário é uma oportunidade de diálogo e aprendizado como ferramentas importantes para o avanço das nossas pautas,” afirmou Claudete.

O deputado federal João Daniel, presente na abertura, destacou o papel crucial do cooperativismo na promoção da justiça social. “O cooperativismo é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades. Eventos como este são fundamentais para discutirmos políticas públicas que apoiem e ampliem essas iniciativas,” declarou o deputado.

A programação do primeiro dia incluiu um painel sobre o contexto, desafios e oportunidades para o cooperativismo solidário, com a participação de Diego Moreira, Arildo Mota, Genes Fonseca e Aline Silva. Durante as discussões, Diego Moreira enfatizou a importância da reforma agrária e da agricultura familiar para superar a fome no Brasil. “A democratização da terra e dos bens naturais são essenciais para conseguirmos a transição agroecológica, o combate à fome e o avanço da agricultura familiar”, destacou o diretor da Unicopas e representante da União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab).

Arildo Mota, representando a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), apresentou o crescimento e as conquistas da Unicopas e reforçou a necessidade de trabalhadores se organizarem na base para a estruturação de cooperativas solidárias mais fortalecidas. 

Genes Fonseca, em sua participação, destacou a importância da agricultura familiar dentro das práticas cooperativistas. “O cooperativismo solidário deve ser inclusivo, acolhendo e fortalecendo todos os membros que atuam da agricultura familiar, quando os trabalhadores se unem de forma cooperada conseguem avançar e crescer”, comentou Genes

O dia também contou com uma mesa de diálogo sobre estratégias de fomento e participação social, com a participação online de Vanderley Ziger, secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e Valmor Schiochet, secretário adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, da Secretaria-Geral da Presidência da República.  

O seminário segue até esta sexta (23), com mais atividades voltadas para o fortalecimento e integração das cooperativas e associações no estado de Sergipe.