União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Unicatadores) filiada à União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) destaca mais um batalha pela valorização e reconhecimento dos serviços ambientais urbanos prestados pelas catadoras e catadores brasileiros, neste momento uma batalha intrínseca à cadelas de logística reversa de vidros no Brasil.
No artigo Desafios e Oportunidades na Reciclagem de Vidro no Brasil: Uma Análise Crítica das Importações e Logística Reversa , as organizações das catadoras e catadores de materiais recicláveis avaliam aspectos críticos, desafios e oportunidades para evolução da cadeia de valor da coleta seletiva, logística reversa e reciclagem de vidro no país.
O documento destaca a recente decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) pela manutenção da alíquota de importação dos cacos de vidro em 18% e pela exclusão da exceção para os cacos de vidro incolor e reforça a necessidade de medidas mais ousadas por parte do governo com ações que promovam efetivamente a valorização do trabalho da categoria profissional. Defenda ainda que as taxas de reciclagem de vidro sejam elevadas com insumos recuperados dentro do país, potencializando transição justa para uma economia circular local.
A Unicopas valoriza e defende o trabalho dos catadores e catadoras e reforça a importância de políticas que reconheçam e apoiem esses profissionais, promovendo o avanço efetivo do setor e contribuindo para um futuro mais sustentável e justo.