Na última semana de setembro, a União das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) participou do I Congresso Científico e Relato de Experiências do Sistema Unicafes enfatizando o papel e a importância do cooperativismo solidário para o desenvolvimento do País. A organização também apresentou aos congressistas a atuação da Unicopas em diferentes frentes de trabalho no campo e na cidade.
Com o objetivo de criar momentos de diálogos entre os diversos atores que atuam no âmbito do cooperativismo solidário, para fortalecer cooperativas e suas redes de cooperação, o I Congresso Científico e Relato de Experiências do Sistema Unicafes ocorreu em Brasília, entre 26 e 28 de setembro. O Congresso foi realizado pela Unicafes; Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade de Brasília (UnB).
O evento também buscou debater e identificar os impactos cooperativistas no âmbito econômico, ambiental e social frente às profundas mudanças vivenciadas pela sociedade nos últimos anos e constituir parcerias para a construção de agendas científicas que viabilizem ações e o aprofundamento de debates no âmbito da ciência, tecnologia e inovação do Cooperativismo Solidário.
O presidente da Unicafes, Aparecido Alves de Souza, enfatiza que o evento contribuiu para o desenvolvimento organizacional e a promoção da prática cooperativista, por meio da socialização e sistematização de experiências do Pecsol.
Os painéis
Participação de mulheres e jovens no Cooperativismo Solidário foi o tema do painel que deu início, no dia 26, ao I Congresso Científico e Relato de Experiências do Sistema Unicafes. Já à noite aconteceu a abertura oficial do encontro, que abordou a temática Agricultura Familiar, Cooperativismo e Mercados e contou com importantes falas de representantes de instituições de Ensino e do Cooperativismo Solidário, secretarias e ministérios, entre outros.
O segundo dia de atividades também foi intenso. Painelistas dialogaram sobre Dados e análise do Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar e Políticas Públicas e Cooperativismo, temas cada vez mais relevantes na atualidade.
Além disso, aconteceram as apresentações dos trabalhos científicos que contemplou as temáticas de Organização de Produção, Gestão, Governança, Acesso ao Mercados, Jovens e Mulheres. Por fim, na quinta-feira (28), foram realizados os painéis Segurança Alimentar e o Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agenda Ambiental e o Cooperativismo Solidário, bem como, aconteceu mais uma rodada de apresentações dos trabalhos científicos.
Com informações: Daiane Benso/Ascom Unicafes