Análise de conjuntura, incidência e fortalecimento do cooperativismo solidário foram alguns pontos debatidos em reunião de planejamento entre os dirigentes das quatro centrais que compõem a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas): Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores. O encontro ocorreu entre os dias 11 e 13 deste mês, em Brasília.
“Conseguimos construir um planejamento com as principais ações da diretoria neste triênio para fortalecer o reconhecimento das nossas cooperativas e associações. Representamos o cooperativismo solidário e vamos trabalhar para uma gestão unificada e alinhada às estratégias de um desenvolvimento mais justo, inclusivo, equitativo e sustentável”, avalia Claudete Costa, presidenta da Unicopas e representante da Unicatadores.
Com o novo cenário político, a Unicopas pretende fortalecer e dar continuidade aos grupos de trabalho de mulheres, juventude, formação, jurídico e comunicação. Os GTs visam a troca de experiências e, consequentemente, as possibilidades de avanços no setor do cooperativismo. “A discussão nos GTs se dará de forma conjunta com as centrais para que tenhamos mais força na intercooperação e no desenvolvimento das nossas bases de atuação”, pontuou Maysa Gadelha, vice-presidenta da Unicopas e representante da Unisol Brasil.
De acordo com Gervásio Plucinski, dirigente da organização, o planejamento da Unicopas é imprescindível para o reconhecimento da rede do cooperativismo solidário junto às organizações da economia solidária, ao governo e, principalmente, aos trabalhadores que atuam ou desejam iniciar a produção por meio de cooperativas.
Os dirigentes da Unicopas também debateram as ações de incidência para ampliar as parcerias nacionais e a atuação internacional da organização. Umas das estratégias definidas foi a consolidação de um plano de ação que permita o mapeamento e a presença da Unicopas nos estados. “Precisamos dialogar com nossas bases, perceber as demandas e avançar de forma estratégica para dar o suporte necessário que os trabalhadores precisam”.
Após a consolidação do planejamento feito pelos dirigentes, foi realizada uma reunião virtual com representantes das quatro centrais para apresentar os eixos de trabalho da atual gestão entre 2023 e 2026.
Construindo parcerias
Visando o fortalecimento do cooperativismo solidário a nível nacional, a Unicopas se reuniu com Manoel Vital, diretor do Departamento de Parcerias, da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e ressaltou a importância da participação da organização na construção de políticas que garantam o trabalho, a renda e a produção por meio do cooperativismo solidário. Para Vital, a Unicopas tem o potencial de representar diferentes cooperativas do campo e da cidade e garantir a construção de um modelo sustentável ao país.
Dirigentes da Unicopas também tiveram a oportunidade de estreitar o diálogo com o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Milton Fornazieri. “Estamos sempre de portas abertas à propostas de fortalecimento de ações que promovam crescimento econômico às organizações de trabalhadores empenhados na produção”, ressaltou Fornazieri.