Cooperativismo solidário e acordos internacionais: você sabe qual é a relação?

mulher agricultora familiar segura ramo de plantação
Foto: Joyce Fonseca / MST

Unicopas, por meio da nova parceria firmada com a União Europeia, fortalecerá o cooperativismo e a economia solidária no campo internacional

Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (1992), Acordo de Paris (2015) e Acordo de Associação Mercosul-União Europeia (2019). Você sabia que o cooperativismo solidário é um instrumento importante para que o Brasil cumpra com esses compromissos firmados internacionalmente pelo Brasil? Pois é… 

Um acordo internacional é quando dois ou mais países estabelecem uma aliança. Ou seja, quando as nações entram em um consenso e tomam uma decisão conjunta, seja no campo político, comercial ou mesmo ambiental.  

Por exemplo, o Acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. O objetivo principal é reduzir a emissão de gases de efeito estufa para limitar o aquecimento global. 

Já o Acordo de Associação Mercosul-União Europeia diz respeito a pactos que estão sendo negociados entre o bloco econômico do Mercosul – formado pelos seguintes países-membros: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela -, com o bloco político-econômico da União Europeia. 

Num primeiro momento, o tema parece não ser dos mais simples, mesmo fazendo parte do cotidiano de muitas cooperativas e empreendimentos econômicos solidários pelo Brasil. 

É isso que a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), por meio da nova parceria firmada com a Delegação da União Europeia no Brasil, vai mostrar: a relação direta entre os compromissos internacionais firmados pelo Brasil e o cooperativismo solidário. 

Em um exemplo prático para iniciar esta jornada, Leonardo Pinho, dirigente da Unicopas e presidente da Unisol Brasil, destaca que “quando a agricultura familiar produz de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente ou quando catadoras e catadores de materiais recicláveis destinam corretamente os resíduos descartados, ou mesmo quando há produção e comércios justos em uma cadeia mais inclusiva e solidária, as cooperativas, associações e empreendimentos colaboram diretamente por afirmar o Brasil na vanguarda do cumprimentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de fortalecimento de um mundo multipolar”. 

O novo projeto da Unicopas com a Delegação da União Europeia no Brasil irá desenvolver diversas atividades ao longo de três anos que visam fortalecer as ações de incidência das organizações da sociedade civil em relação ao alinhamento das políticas econômicas com os acordos internacionais assinados pelo país. 

Os trabalhos serão coordenados pela Unisol Brasil com o apoio das seguintes organizações: Unicafes Santa Catarina, Concrab/MST, Unicatadores, Dieese, Brasa (Brasil Saúde e Ação) e Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária).