Cooperativismo solidário avança em Sergipe

Seminário promovido pela Unicopas fomenta ações de intercooperação entre empreendimentos da região 

Realizado entre os dias 8 e 10 de março deste ano, o Seminário Estadual da Unicopas em Sergipe reuniu cerca de 40 representantes de empreendimentos econômicos solidários da região. 

O objetivo de traçar linhas estratégicas de comercialização, bem como discutir e fortalecer as relações de intercooperação entre as pequenas cooperativas foi garantido durante os três dias de atividades. Um grupo de trabalho regional foi constituído com a missão de fomentar a intercooperação entre as centrais do cooperativismo solidário. 

A atividade faz parte da emenda parlamentar do deputado João Daniel executada pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) e está prevista para acontecer novamente no segundo semestre deste ano. 

Para Josefa Sueli, secretária de Mulheres da Unicafes de Sergipe, disse que o seminário foi um momento importante para o fortalecimento do cooperativismo solidário no estado. 

“A cooperativa já é uma junção de todos os seus sócios e sócias e quando a gente junta cooperativas de outros ramos, a gente fica mais forte. Temos um leque de produtos bem maior para apresentar e uma visibilidade bem maior também. Esse seminário só veio reforçar a importância e a certeza de que a intercooperação e o cooperativismo solidário é capaz de mudar, sim, a sociedade”. 

Opinião compartilhada por Maria Fátima Ferreira, artesã da Rede Balaio. Para ela, foi um espaço de muito aprendizado que “será compartilhado e repassado para as comunidades e grupos de pequenos empreendimentos”.

Saiba mais:

Intercooperação com solidariedade: evento fortalece empreendimentos de Sergipe

Unicopas lança cartilha sobre cooperativismo e meio ambiente