“Enquanto agirmos sozinhos seremos apenas uma abelha”

Aula magna deu início a mais uma curso online promovido pela Unicopas com o apoio da União Europeia; mais de 130 pessoas iniciaram capacitação em Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento 

“Nós temos condições de sermos protagonistas de uma economia diferente, mas enquanto agirmos sozinhos seremos apenas uma abelha. Quando agirmos como um enxame, nós seremos protagonistas da mudança”. Foi com essas palavras que Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) deu as boas-vindas aos mais de 130 inscritas e inscritos para o curso ‘Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento’, promovido pela entidade com o apoio da União Europeia. 

A capacitação teve início no último final de semana com o objetivo de ampliar o acesso às experiências e informações sobre economia solidária, bem como contribuir para a organização de empreendimentos econômicos solidários no Brasil.

Perfil das/os participantes

Com representantes de todas as centrais afiliadas à Unicopas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, o curso conta com a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil, com destaque para o Nordeste. 

Grande parte vem da rede pública de ensino e possui superior completo. As mulheres são a maioria e quase 70% das inscrições foram de pessoas que se declararam pretas ou pardas. A capacitação chamou mais a atenção de quem está na faixa etária de 30 a 59 anos. 

“Fortalecer a unidade do cooperativismo solidário. É isso que estamos construindo aqui. Somente a unidade na diversidade será capaz de apresentar uma proposta eficaz para a transformação social”, destacou Leonardo Pinho, dirigente da Unicopas e presidente da Unisol Brasil. 

Metodologia

Pensada para lideranças do cooperativismo solidário, toda a metodologia do curso foi construída coletivamente pelo Núcleo Pedagógico da Unicopas. Selma Santos destacou que durante toda a capacitação serão abordados aspectos e desafios da realidade política e econômica brasileira vinculadas com a realidade local. “Vamos tratar de um desenvolvimento consciente a partir da integralidade humana”. 

Fazem parte do Núcleo Pedagógico da Unicopas, além de Selma, Kelly Santiago, Jorge Silva e Alex Cardoso. O processo metodológico também contou com o apoio de Daniel Pereira e Marislene Nogueira, integrantes da centrais afiliadas à Unicopas, e dos assessores políticos da organização Eugenio Alves, Daniel Rech, Quêner Chaves e Adilson Guimieiro.

Somos enxame  

Inspiradas e inspirados pela poesia ‘Seguimos juntos’ de Renê Esteban, o curso online ‘Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento’ segue até abril deste ano. 

Seguimos Juntos

Não somos e representamos apenas um,
Não somos e representamos apenas poucos ou muitos.
Mais que isso, somos e representamos a maioria! Se não, todos!

Somos e representamos todos os 14 milhões de desempregados que acordam sem saber se vão ter o que comer, que hoje estão sem perspectiva de vida!

Somos e representamos todos os mais de 600 mil mortos pela pandemia, que pereceram nas garras de um governo da morte!

Somos e representamos todos os órfãos dessas famílias destroçadas, somos e representamos os trabalhadores da saúde, e também todos aqueles que foram e ainda são desrespeitados por uma necessidade de mercado que só fez matar, envenenar e concentrar!

Somos e representamos todos os que têm fome de oportunidade, de respeito, de equidade, de soberania, de poder sonhar em ser mais… porque a fome, não se dá apenas pela falta de comida no prato! A fome de “ser” também nos assola!!

Somos e representamos todos aqueles miseráveis na vida, contra todos àqueles malditos engravatados e conglomerados de capitais que comandam, do alto dos arranha-céus, as cúpulas de decisão do capitalismo e que definem, inclusive, o que tem de ser meio- ambiente, o que tem de ser fome e o que tem de ser participação política do povo! São contra esses que lutamos pois, sem escrúpulos, são esses que fazem a miséria de toda espécie renascer e agravar entre nós!

Mas só podemos ser e representar, se estivermos unidos, juntos, rumando para um mesmo destino; alinhados, cerrando fileiras para um mundo que seja bom para a maioria! E só se estivermos unidos que poderemos vencê-los! Pois como diria Marx, “uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas”.

Então, sigamos! Sigamos firmes na luta, sigamos desafiando em favor da inclusão e contra as mazelas causadas por essa cultura do “ter” e não do “ser” que nos cerca! Mas sem desiludir, e com muita força e tenacidade, pois, só assim, passaremos a viver no outro, passaremos a ser também uma ideia que não se desfaz nunca, pois geraremos palavras que, como sementes, se espalharão com o vento!

Renê Esteban
11/2021