Somos um povo que quer viver: Unicopas presente no Natal dos catadores e da população em situação de rua

Evento contou com a participação do ex-presidente Lula, que ouviu as demandas dos profissionais da catação pela voz de Claudete Costa, vice-presidenta da Unicopas e atual presidenta da Unicatadores. Confira na reportagem.

Foi realizado na tarde desta quinta-feira, 22 de dezembro, o tradicional Natal dos Catadores e das Catadoras e da População em Situação de Rua. Realizado há 18 anos e evento contou com a participação de representantes de 24 estados do Brasil, além de dirigentes e assessores da Unicopas. O ex-presidente Lula esteve presente em todas as edições no Natal dos Catadores e, em 2021, não foi diferente.

“Para falar da gente precisa ser da gente. Só sabe da minha fome eu que passei. O povo quer educação, moradia, salário decente e dignidade de vida. Não queremos favor, mas queremos os direitos que temos. A Unicatadores, vinculada à Unicopas, é o braço político das catadoras e catadores de todo o Brasil”, disse Claudete Costa, vice-presidenta da Unicopas e presidenta da Unicatadores, a Lula ao defender as demandas da categoria.

Durante a fala, Claudete destacou o papel da Unicopas, a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias, que reúne as quatro principais centrais do cooperativismo solidário do Brasil – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, que trabalha a união das pautas da classe trabalhadora do campo e das cidades.

Leonardo Pinho, dirigente da Unicopas e presidente da Unisol Brasil, que também esteve presente, ressaltou uma das principais bandeiras de luta da organização: tornar a economia solidária uma estratégia de desenvolvimento para o Brasil. Isso porque o cooperativismo quando é guiado pelos princípios da economia solidária se torna uma ferramenta poderosa na transformação de vidas, com geração de trabalho e renda, principalmente para as populações em situação de maior vulnerabilidade social, como é o caso dos profissionais da catação e das pessoas em situação de rua.

“O cooperativismo solidário esteve com os movimentos sociais nesta grande mobilização que foi o Natal dos Catadores e da População de Rua, reafirmando a necessidade de um novo projeto de desenvolvimento para nosso país, com sustentabilidade ambiental e justiça social”, sublinhou Pinho.  

O Natal dos Catadores e das Catadoras e da População em Situação de Rua foi organizado e promovido pelo MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), pelo MNPR (Movimento Nacional da População de Rua), MEPR (Movimento Estadual da População de Rua e pelo Movimento Nacional de Luta e Defesa da População de Rua.

Assista o evento na íntegra: