Unicopas participará dos debates com o tema: Cooperativismo e Economia Solidária enquanto estratégias para o desenvolvimento sustentável
O seminário “Economia Solidária, Eleições 2020 e o Futuro do Brasil”, que acontece nos dias 21 e 22 deste mês, vai reunir virtualmente gestores públicos de Economia Solidária de todas as regiões do país em um debate sobre políticas públicas necessárias para uma economia mais sustentável.
O evento realizado pela Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária, mobilizará também os fóruns, organizações da sociedade civil, empreendimentos e militantes em todo o Brasil, com objetivo de produzir uma manifestação através das redes sociais que impacte de forma positiva nas eleições deste ano.
Aproveitando o momento atual, o debate visa alertar a população sobre a relevância do “poder que emana do povo” no processo de escolha dos governantes, e os reflexos que essa decisão traz para a efetivação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do país de forma equilibrada e sustentável.
Outra expectativa da ação é afirmar a Economia Solidária como política pública que apresenta propostas concretas para o enfrentamento do cenário pós-pandemia, sendo caminho real para o desenvolvimento local e territorial com geração de trabalho, renda, produção e distribuição de riqueza e cidadania participativa.
“Este seminário reúne pessoas e instituições que tem contribuído com o fortalecimento da Economia Solidária no Brasil. Propõe-se refletir sobre a realidade brasileira e destacar o papel deste segmento no desenvolvimento econômico e civilizacional do pais. Firmemente alicerçada nos princípios da solidariedade entre as pessoas, e destas com a natureza, a Economia Solidaria é uma alternativa aos graves problemas de nosso tempo”, pontua Milton Barbosa, superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia, estado que atualmente ocupa a secretaria executiva da Rede de Gestores.
O evento inicia às 9h da manhã nos dias 21 e 22 de setembro, com transmissão ao vivo pelos canais YouTube: Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária e Facebook: @rededegestores.ecosol, @comitepopularsolidarioba.
Rede de Gestores Públicos
A Rede Nacional de Gestores Públicos de Economia Solidária é a organização que reúne gestores que executam essa política pública em todo o país. Sendo responsável pelo intercâmbio, interlocução, interação, sistematização, proposição de políticas públicas governamentais e realização de projetos comuns para gerar trabalho, renda e promover o desenvolvimento local. A Rede de Gestores também faz parte do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
PROGRAMAÇÃO
DIA: 21/09, das 9h às 11h da manhã
TEMA: “Conjuntura Político-Econômica do Brasil e a Economia Solidária”
- Jaques Wagner, Senador da Republica
- Flávio Dino, Governador do Maranhão
- Aline Mendonça, Professora da Universidade Católica de Pelotas/RS
- Mediadora: Barbara Cunha, gestora pública de Volta Redonda/RJ
DIA: 22/09, das 9h às 11h da manhã
TEMA: “A Economia Solidária e o Futuro do Brasil”
- Roberto Marinho, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Milton Barbosa, Superintendente de Economia Solidária do Estado da Bahia
- Francisco Dal Chiavon, Pressente da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias – UNICOPAS
- Mediadora: Maria Penha Camargo, gestora pública de Joinvile –SC
Fonte: : Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária
Texto: Fátima Bogarim