UNICATADORES

Representa cooperativas e associações de Catadores de materiais recicláveis que atuam coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos.

A Unicatadores (União Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil) foi criada em 2016 com o objetivo de promover atividades de relevância pública e social e representar as organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis atuantes no Brasil, promovendo a sua organização, integração e fortalecimento econômico, social e institucional.

A rede da Unicatadores visa fortalecer a representação institucional como forma de garantia de direitos.

Sua criação representa um passo importante no avanço da luta por mais direitos e pelo efetivo reconhecimento das catadoras e catadores no Brasil. Congrega 230 organizações de base.

Organização

A categoria está organizada em bases auto gestionárias onde as decisões, gestão e organização são executadas pelos próprios catadores e catadoras promovendo o protagonismo popular e educação continuada.  As organizações de Catadores estão integradas aos sistemas de gestão de resíduos sólidos dos municípios e ganham cada vez mais respeito ao seu trabalho.

Integração

A organização acredita no cooperatismo como modo de organização e protagonismo da classe trabalhadoras e trabalha dia a dia na formalização de novos empreendimentos e organização de catadores que ainda trabalham individualmente.

Fortalecimento

A promoção dos direitos sociais e reconhecimento social tem proporcionado acesso a crédito, contratos de prestação de serviços com o poder público e iniciativa privada, formação profissional, seguridade social e estabilidade financeira para os associados.

A sede da UNICATADORES está localizada em Brasília, Distrito Federal.

Saiba mais sobre a Unicatadores

Conheça história da Unicatadores, leia as novidades recentes, entre em contato e muito mais, no site institucional

Unicatadores em Ação

Confoco debate atividades previstas para este ano
Em reunião, participantes aprovaram o planejamento das Comissões do Conselho e do regimento internoread more ❯
Equidade de gênero e diversidade: a mulher como agente de transformação no cooperativismo solidário
É importante refletirmos sobre a importância da equidade de gênero na direção das organizaçõesread more ❯
Comissão da União Europeia visita a Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (Centcoop)
Centcoop apresentou todo o processo de triagem, separação e classificação de materiais recicláveisread more ❯

Outras centrais