UNICATADORES

Representa cooperativas e associações de Catadores de materiais recicláveis que atuam coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos.

A Unicatadores (União Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil) foi criada em 2016 com o objetivo de promover atividades de relevância pública e social e representar as organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis atuantes no Brasil, promovendo a sua organização, integração e fortalecimento econômico, social e institucional.

A rede da Unicatadores visa fortalecer a representação institucional como forma de garantia de direitos.

Sua criação representa um passo importante no avanço da luta por mais direitos e pelo efetivo reconhecimento das catadoras e catadores no Brasil. Congrega 230 organizações de base.

Organização

A categoria está organizada em bases auto gestionárias onde as decisões, gestão e organização são executadas pelos próprios catadores e catadoras promovendo o protagonismo popular e educação continuada.  As organizações de Catadores estão integradas aos sistemas de gestão de resíduos sólidos dos municípios e ganham cada vez mais respeito ao seu trabalho.

Integração

A organização acredita no cooperatismo como modo de organização e protagonismo da classe trabalhadoras e trabalha dia a dia na formalização de novos empreendimentos e organização de catadores que ainda trabalham individualmente.

Fortalecimento

A promoção dos direitos sociais e reconhecimento social tem proporcionado acesso a crédito, contratos de prestação de serviços com o poder público e iniciativa privada, formação profissional, seguridade social e estabilidade financeira para os associados.

A sede da UNICATADORES está localizada em Brasília, Distrito Federal.

Saiba mais sobre a Unicatadores

Conheça história da Unicatadores, leia as novidades recentes, entre em contato e muito mais, no site institucional

Unicatadores em Ação

Intercooperação garante gestão de resíduos sólidos no maior acampamento indígena do Brasil
Acampamento Terra Livre reuniu mais de 7 mil indígenas em Brasília; parceria com a Unicopas garantiu a destinação correta de cerca de 1 tonelada de recicláveis read more ❯
Somos um povo que quer viver: Unicopas presente no Natal dos catadores e da população em situação de rua
Evento contou com a participação do ex-presidente Lula, que ouviu as demandas dos profissionais da catação pela voz de Claudete Costa, vice-presidenta da Unicopas e atual presidenta da Unicatadores. Confira na reportagem.read more ❯
Seminário Unicopas debate ato cooperativo e repercussão tributária
Evento virtual aberto ao público ocorre na próxima quarta-feira, 1 de dezembro, das 9h às 11h. Para participar é necessário se inscrever previamente. read more ❯

Outras centrais