Cooperativismo Solidário e os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, quando líderes mundiais definiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. São 17 objetivos que congregam mais de 200 metas, uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Esta é a base da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O cooperativismo com viés econômico solidário é uma estratégia de desenvolvimento fundamental para o alcance dos ODS, em especial, no combate à pobreza e à fome e na promoção de uma agricultura sustentável e cuidado com o meio ambiente.
Isso porque o cooperativismo e a economia solidária surgem como alternativas ao desemprego e geração de renda, em especial, às populações mais empobrecidas. Atua diretamente na promoção do acesso aos direitos iguais aos recursos econômicos e na criação de marcos políticos sólidos, com base em estratégias de desenvolvimento para as populações mais vulneráveis economicamente. Esta ação fez parte das atividades desenvolvidas pelo projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, cofinanciado pela União Europeia.
Descubra por que o cooperativismo solidário é estratégico para o desenvolvimento sustentável.
Por um Brasil Cooperativo e Solidário
Nosso folder mostra como o cooperativismo e a economia solidária podem ser estratégias para alcançarmos os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Saiba mais sobre esta campanha
Outras Campanhas
Trabalho e renda ↗
Cooperativismo Solidário para fortalecer a geração de trabalho e renda no Brasil
Desenvolvimento e Sustentabilidade ↗
Cooperativismo e Economia Solidária na promoção do desenvolvimento sustentável
Ações que transformam ↗
Experiências mostram potencial do cooperativismo solidário na vida das mulheres