Dia da Consciência Negra: catadora de material reciclável é homenageada no DF

Aline Sousa, catadora de materiais recicláveis e secretária-executiva da Unicopas, foi uma das 32 personalidades homenageadas pelo destaque no Distrito Federal e no país

Consciência Negra. Consciência Humana. Consciência todos os dias!

Na noite deste 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a catadora de materiais recicláveis e secretária-geral da Unicopas, Aline Sousa, e outras lideranças negras do Distrito Federal, foram homenageadas na Câmara Legislativa do DF.

A iniciativa de reconhecer o papel das negras e dos negros para o desenvolvimento social e sustentável foi da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), que está com um Projeto de Lei para que o Dia da Consciência Negra também seja feriado em Brasília, assim como já ocorre em cidades como Salvador e São Paulo.

Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio de 2011, 2013 e 2015, revelaram que 57% da população do Distrito Federal é negra. Além disso, segundo o IPEA, cerca de 70% dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil são negros.

“A gente se enxerga muito pouco além daquilo que somos de fato! Eu tenho muitas bandeiras a defender, assim como várias mulheres catadoras. Mas, muitas vezes, ficamos focadas em defender a nossa bandeira de trabalho. Mas nós temos a bandeira da mulher, da nossa cor e da nossa condição social. Quando a gente começa a ser homenageado por aquilo que você é e o que representa na sociedade você passa a se reconhecer e a se ampliar dentro da sua própria representatividade”, destacou Aline.