ESPECIAL Agricultura Familiar: Cooperativismo e economia solidária como instrumentos de inclusão

mulher agricultora familiar segura ramo de plantação
Foto: Joyce Fonseca / MST

Na terceira e última reportagem da série especial Agricultura Familiar e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, vamos ver como algumas ações contribuem para a promoção e o fortalecimento do setor.

Década da Agricultura Familiar

Não por acaso, a ONU lançou oficialmente neste ano a Década da Agricultura Familiar. De 2019 até 2028, o tema assume o protagonismo entre as pautas mundiais. O principal objetivo é promover a elaboração e a implementação de marcos normativos e políticas públicas específicas para a agricultura familiar.

Vanderley Ziger, presidente da Unicafes Nacional, uma das centrais afiliadas à Unicopas, destaca que esta é uma oportunidade de, nos próximos dez anos, debater e construir uma estratégia integrada de desenvolvimento das organizações que trabalham com a agricultura familiar. “Vamos discutir com a sociedade o papel da agricultura familiar na produção de alimentos, na preservação do meio ambiente e mostrar o papel que ela tem na valorização dos pequenos municípios”.

Agricultura familiar na Unicopas

O cooperativismo e a economia solidária têm sido a grande alternativa no enfrentamento aos desafios da agricultura familiar. Desenvolvido em sistemas cooperativos de todos os ramos, o cooperativismo e a economia solidária se tornaram uma ferramenta estratégica de inclusão socioprodutiva da agricultura familiar.

Três, das quatro centrais afiliadas à Unicopas, atuam diretamente com agricultores e agricultoras familiares. 

A Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), congrega mais de mil cooperativas nas cinco regiões do país. Por meio do cooperativismo e da economia solidária, promove a inclusão social articulando iniciativas econômicas que ampliam as oportunidades de trabalho, a distribuição de renda e a produção de alimentos.

Já a Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil), agrega em torno de 400 associações de produção e serviços, representando cerca de 20 mil famílias associadas. A Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) também tem atuação direta com a agricultura familiar.

A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), através de suas centrais afiliadas, promove o fortalecimento da agricultura familiar por meio do cooperativismo e da economia solidária. Isso porque acredita que essas são estratégias fundamentais para a retomada do desenvolvimento e do crescimento do Brasil com mais sustentabilidade, justiça e transformação social.

Mas, para isso aconteça, é preciso que o país avance na garantia de políticas que fortaleçam o cooperativismo e a economia solidária.

Nesta perspectiva, a Unicopas, por meio do projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas”, em cooperação com a União Europeia, desenvolve diversas ações junto a parlamentares para que políticas públicas importantes avancem no Congresso Nacional, como a incidência em busca da aprovação do PL 137/2017, dispõe sobre a Política Nacional da Economia Solidária e os empreendimentos econômicos solidários, e o PL 519/2015, que prevê modernização e liberdade associativa às cooperativas brasileiras. Além disso, todas as ações promovidas pela Unicopas priorizam os recortes de gênero e juventudes. Isso porque quer aumentar a participação de mulheres e jovens nas instâncias de governança da organização, nos espaços de incidência política e de controle social das políticas públicas.

Leia o especial completo