Frente Parlamentar em defesa das organizações da sociedade civil é lançada em Brasília

Representantes de organizações da sociedade civil, entre elas a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), levaram para dentro do Congresso Nacional pautas de fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária.

O lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Organizações da Sociedade Civil, que ocorreu no Auditório Freitas Nobre, do Anexo IV, da Câmara dos Deputados, contou com a presença de entidades como Cáritas Brasileira, Abong (Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns, Fundação Esquel, GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), Unicopas, Visão Mundial, todas membros da Plataforma do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

Para o deputado federal Nilto Tato, lembrou que, historicamente os recursos arrecadados não são destinados aos que mais precisam, mas com a políticas sociais desenvolvidas entre os anos de 2003 e 2014 foram essenciais para o desenvolvimento do Brasil. “Principalmente em políticas de combate à fome e a pobreza que tirou o nosso país do Mapa da Fome e essas políticas tiveram papel fundamental da mobilização das organizações da sociedade civil”. Além disso, Tato salientou que atualmente o país vive em um período de grandes retrocessos de direitos. “O fortalecimento e articulação das organizações da sociedade civil por meio desta Frente Parlamentar, principalmente neste contexto, é fundamental”.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa das Organizações da Sociedade Civil conta com 210 adesões de parlamentares e será coordenada pelo deputado Afonso Florence. “A defesa das organizações da sociedade civil estará no centro da nossa atuação. Vamos ser pela pauta da democracia e da resistência”.

Daniel Rech, assessor da Unicopas, destacou que o processo de construção para uma transformação social ocorre a partir dos movimentos populares. “A nossa aposta principal é que a gente possa desenvolver iniciativas para que as pessoas que integram nossos movimentos possam ter vida digna e que possam ser inseridas na luta política para a transformação da realidade. Esta Frente será um instrumento importante e mais um passo para o fortalecimento das organizações da sociedade civil. Nós não vamos desistir de ter um poder popular efetivo”.  

A Unicopas compõe o conselho consultivo da Frente junto com a Abong, a Cáritas Brasileira, a Cese, a Visão Mundial, a Fundação Esquel, o GIFE, o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).