É preciso dar voz às juventudes: “falar é o ato mais revolucionário”

Foto tirada durante o Seminário Nacional do Cooperativismo e da Economia Solidária realizado em 2019

A fala é de Alex Cardoso, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), durante o Encontro das Juventudes da Unicopas na região Sudeste. Atividade de formação reuniu cerca de 20 jovens do campo e da cidade que atuam no cooperativismo solidário.

Em continuidade ao ciclo de atividades de formação virtual das juventudes da Rede Unicopas, depois da região Sul, Sudeste foi a segunda região do Brasil a receber o encontro que tem por objetivo formar lideranças que possam representar e dar voz às pautas da juventude trabalhadora do cooperativismo solidário. Cerca de 20 jovens do campo e da cidade, durante dois dias, puderam trocar e conhecer experiências de outros jovens que, mesmo parecendo distantes, compartilham dos mesmos sonhos e desafios.

A busca por conhecimento e reconhecimento, bem como conquistar autonomia, representatividade e protagonismo, são elos que unem a juventude trabalhadora do cooperativismo solidário.

Convidado para contribuir na formação dessas e desses jovens, Alex Cardoso, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), sacudiu as juventudes a partir de provocações cheias de encorajamento. “Jamais estejam nos espaços como ouvintes. Vocês são seres falantes. Nos silenciaram por muitos anos, mas nós somos a voz do coletivo e temos muito a dizer. Falar é o ato mais revolucionário!”.

Motivação reforçada pelo presidente da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), Francisco Dal Chiavon. “Ocupem este espaço! Nós queremos que vocês cresçam aqui dentro, porque é agora que preparamos o futuro”. Claudete Costa, vice-presidenta da Unicopas e presidenta da Unicatadores, disse estar muito satisfeita em ver as juventudes do campo e da cidade empoderadas. “É um prazer imenso poder contar com esta nova geração para juntos construirmos a pauta da solidariedade”.

As próximas regiões a receberem o primeiro ciclo de encontros de formação virtuais das juventudes serão o Centro-Oeste, dias 08 e 09 de junho, e o Nordeste, dias 10 e 11. A região Norte encerra os encontros regionais nos dias 16 e 17 de junho. As atividades fazem parte do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia, e buscam promover o protagonismo delas e deles em espaços de incidência política e de controle social de políticas públicas.

DEPOIMENTOS

“Quando eu vejo pessoas que fazem parte da minha realidade falando, isso me encoraja e me empodera. Esse movimento é gigante”, Julius Keniata, Unicafes.

“Eu gostei demais. Conheci novas pessoas e outras realidades”. Joice Cristina, Unisol Brasil

“Foi um espaço de grande aprendizado. Muita diversidade, mas com pontos em comum. Pra cima, Sudeste!”, Renata Menezes, Concrab/MST

“Estamos juntos para fortalecer as juventudes do Sudeste”, Tailana Rodrigues, Unicatadores.

Saiba mais