Região Norte encerra ciclo de formação para as juventudes da rede Unicopas

Encontro recebeu participantes das quatro centrais afiliadas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores

Uma região marcada pela forte exploração dos recursos naturais. Desmatamento e avanço desordenado do agronegócio são alguns dos desafios impostos para muitos povos e comunidades tradicionais que habitam a região Norte do Brasil, grande parte dela ocupada pela floresta Amazônica, bioma crucial para a manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade do planeta.

Na contramão desse projeto desenvolvimentista imposto pelo capital, milhares de jovens do campo e das cidades se unem na construção de um novo sistema de produção e desenvolvimento para o país, pautado em práticas centradas no ser humano, valorizando a diversidade, o saber e a aprendizagem local, com justiça social e cuidado com o meio ambiente. Esta é a juventude do cooperativismo solidário.

Durante dois dias, cerca de 20 jovens da região Norte estiveram reunidos em um encontro de formação virtual promovido pelo projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia. A atividade busca, além do intercâmbio de experiências, promover o protagonismo das juventudes em espaços de incidência e de controle social de políticas públicas a partir da formação de jovens lideranças.

A falta de incentivo às juventudes foi um dos desafios destacados pelos participantes. Por isso, para Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas, a esperança para a construção de uma nova sociedade está na organização da juventude trabalhadora. “Como diz um ditado chinês: quem pensa para um ano, este, precisa plantar cereais. Para quem pensa para 20 ou 30 anos, estes, devem plantar árvores. Agora, para quem pensa para 50, 100 anos, a estes, é dada a missão de organizar o povo. E nós, da Unicopas, temos uma grande esperança em vocês”.

Renovadas e renovados na esperança de estarem juntas e juntos neste processo de construção de uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e plural, as juventudes da Unicopas da região Norte resumiram em palavras-chave o significado do encontro:

“As nossas raízes nos fortalecem”.

“Nós não estamos no cooperativismo só porque defendemos um Brasil que seja solidário e igualitário para todos, mas porque nós também precisamos de trabalho e renda”.

“Graças a esta rede eu estou ligada a uma Central, que está ligada à Uniciopas. Isso possibilita troca de experiências e criam estruturas fortes”.