Inscrições abertas para o curso Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento

Foto: Freepik

Promovida pela Unicopas, capacitação é totalmente online e gratuita; inscrições vão até o dia 24 de janeiro 

Ouça esta notícia

A partir desta quarta-feira, 12 de janeiro, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) abre as inscrições para o curso ‘Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento’. Com carga horária total de 48 horas, a atividade faz parte do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia. A capacitação é dividida em oito módulos que vão até abril deste ano.

As inscrições para o curso, que é totalmente online e gratuito, vão até o dia 24 de janeiro e devem ser feitas no link: https://forms.gle/X42anjWpYPXHsPU4A  

O curso é direcionado para lideranças das centrais afiliadas à Rede Unicopas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, mas integrantes de outras organizações da sociedade civil, bem como do poder público, empresas, associações empresariais, estudantes, pessoas participantes de conselhos e espaços de incidência, entre outros, também podem se inscrever.

Ao todo, são disponibilizadas cem vagas, sendo, no mínimo, 50% destinadas para mulheres. Dentre os temas abordados durante o curso estão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ações de solidariedade; perspectiva histórica da Economia Solidária; estratégias de desenvolvimento a partir dos ramos de atuação; gestão de organizações sociais; agroecologia, sustentabilidade social e econômica; direito e legislação; contabilidade e regime tributário; e comercialização. 

De acordo com Renata Studart, coordenadora de Projetos da Unicopas, o objetivo do curso é ampliar o acesso às experiências e informações sobre Economia Solidária, bem como contribuir para a organização de empreendimentos econômicos solidários no Brasil. 

“Nós, da Unicopas, acreditamos que a construção e a organização de um novo sistema em que o desenvolvimento seja pautado em práticas mais sustentáveis e justas para todas e todos começa com a formação e a capacitação da nossa própria base. Por isso, vamos refletir e debater estratégias a partir de elementos consistentes de incidência política, participação de mulheres e das juventudes e a prática da Economia Solidária, por exemplo”, sublinhou Renata.