Unicopas chama atenção para Conselho Nacional de Economia Solidária

Fruto da incidência realizada pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativas Solidárias) na última semana, a paralisação das atividades do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES) ganhou destaque na imprensa nacional.

A publicação de uma reportagem no periódico O Estado de São Paulo, o Estadão, que denunciou o esvaziamento e a inatividade de alguns conselhos e comissões do atual governo federal, motivou a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF) a construir um mapeamento sobre a atual situação dos Conselhos de Participação Social.

O movimento chamou a atenção da imprensa e resultou na repercussão do caso na Rede Brasil Atual, com a reportagem MP de Bolsonaro paralisa Conselho Nacional de Economia Solidária, que contou com a manifestação da Procuradora Federal do Direito do Cidadão do Ministério Público Federal, Dra. Deborah Duprat, e do presidente da Unisol Brasil, uma das centrais afiliadas à Unicopas, Leonardo Pinho. Clique aqui para ouvir. Além disso, o editorial do Estadão do dia 18 de março ‘Os Conselhos do Executivo’, deu destaque à situação do CNES.

Leia aqui a matéria publicada pela Unicopas: Conselho Nacional de Economia Solidária Paralisado

A Unicopas congrega quatro grandes centrais do cooperativismo e da economia solidária do Brasil: Unicafes, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores. A união desses atores soma forças e esforços para a maior incidência na garantia de projetos e políticas públicas em prol do cooperativismo e da economia solidária no país, que são estratégias cruciais para um desenvolvimento sustentável com justiça social.