Seminário Unicopas debate ato cooperativo e repercussão tributária

Evento virtual aberto ao público ocorre na próxima quarta-feira, 1 de dezembro, das 9h às 11h. Para participar é necessário se inscrever previamente. 

A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) promove na próxima quarta-feira, 1 de dezembro, um seminário virtual que fará um debate sobre ato cooperativo e repercussão tributária. O evento ocorrerá das 9h às 11h, de forma totalmente virtual pela plataforma do Zoom. 

Para participar é necessário fazer a inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/PWxYmgKSp8ivsbCX6 

Com transmissão ao-vivo pelo canal do Youtube da Unicopas, o objetivo do seminário é levar elementos e informações consistentes a cooperativas da Rede Unicopas sobre ato cooperativo, sua repercussão tributária e contábil e quais as providências seriam necessárias tanto para o cumprimento da lei, quanto para facilitar a vida cotidiana do empreendimento.  

A atividade faz parte da parceria firmada entre a Unicopas e a Delegação da União Europeia no Brasil. Este é o segundo encontro aberto organizado pelo GT (grupo de trabalho) Jurídico da Unicopas em 2021.

Participam do evento: 

Ronaldo Gaudio – Advogado. Diretor da Gaudio Advocacia. Mestre em Regulação, Concorrência, Inovação e Desenvolvimento. Graduado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Presidente da Comissão Nacional de Cooperativismo da OAB. Secretário Geral do CIRIEC Brasil. Diretor Executivo da AIDCMESS. Presidente da IBECOOP. Superintendente de Políticas Emancipatórias e Cooperativismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do RJ. Coordenador da Pós-Graduação em Direito Cooperativo da PUC Minas. Membro brasileiro do grupo de trabalho CLARITY 2.0 para pesquisa de Direito Cooperativo e Análise Regulatória da National Cooperative Business Association CLUSA International (NBCA CLUSA). Conselheiro editorial do International Journal of Cooperative Law.

Amilcar Teixeira – Pós-Graduado em Gestão de Cooperativas pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou pós-graduação em Direito Tributário pela ICAT/UDF. Foi Conselheiro da 2ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF), antigo Conselheiro de Contribuintes. Foi conselheiro da 2ª Câmara de Julgamento (CAJ) do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). É Consultor em Cooperativismo do Sicoob Planalto Central e do Sicoob Central Rondon. Foi Consultor Jurídico e Superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sescoop Nacional. 

Daniel Rech – Advogado. Licenciado em História, com especialização em Cooperativismo pela Universidade do Vale do Rio de Sinos (UNISINOS/RS). Consultor e assessor de associações cooperativas de pequenos produtores rurais, cooperativas de crédito e de assistência técnica, movimento sindical e ONGs. É Assessor Jurídico da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas). 

Eugênio Alves – Advogado. Pós-Graduado em Direito Empresarial. Assessor da Unicopas. Assessor Jurídico da Unisol Brasil. Sócio do escritório Alves & Rodrigues Sociedade de Advogados. Autor do Relatório Nacional do Brasil “Análise do Quadro Cooperativo Jurídico” para a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) – Convênio da União Europeia e ACI 2016-2020. 

Diego Vedovatto – Advogado. Graduado em Direito na primeira Turma Especial de Direito para Beneficiários da Reforma Agrária e Agricultores Familiares Tradicionais (2012), com Especialização em Direitos Sociais do Campo (2015), ambos na Universidade Federal de Goiás (UFG). Áreas de atuação: Direito Administrativo, Direito Agrário e Direito Cooperativo.

Larissa Assis – Advogada e Assessora Jurídica da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Minas Gerais (Unicafes/MG). Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior. Pós- Graduanda em Direito Público. Membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MG – Subseção Juiz de Fora.

Clique aqui para conferir a programação completa