Parceria inédita garante coleta seletiva em acampamento de mulheres indígenas

Resultado da intercooperação articulada pela Unicopas entre catadoras de materiais recicláveis e organização da II Marcha das Mulheres Indígenas garantiu coleta, triagem e destinação correta de mais de 1 tonelada de resíduos durante quatro dias de evento.

“A Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (Centcoop-DF), certifica o acampamento indígena pela responsabilidade ambiental, sustentável e social na destinação correta dos resíduos recicláveis”. O certificado entregue à organização da II Marcha das Mulheres Indígenas, que reuniu cerca de 5 mil pessoas em Brasília, marca o início de uma parceria inédita entre mulheres catadoras e indígenas.

Articulada pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), a intercooperação resultou na coleta, triagem e destinação correta de mais de 1 tonelada de resíduos sólidos. Ou seja, mais de mil quilos de recicláveis deixaram de ir para o aterro sanitário, geraram trabalho e renda para profissionais da catação, além de cuidado com o meio ambiente.

“Nós unimos nossas forças na luta pelo meio ambiente. Mostramos a importância do nosso trabalho com a reciclagem ao mesmo tempo em que apoiamos e fortalecemos a luta das mulheres indígenas”, destacou Alan Walace Rodrigues dos Santos, presidente da Coopernoes, cooperativa responsável pelo trabalho realizado no acampamento.

Para a indígena Puyr Tembé, da coordenação da Anmiga (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade), organizadora da marcha, a parceria rendeu bons frutos. “Para nós foi muito importante porque estamos falando de conscientização ambiental. E, vocês, estando conosco, nos fortalece. Queremos parceiros que se engajem e que sejam multiplicadores da luta dos povos indígenas. O nosso espaço ficou limpo e com um ambiente saudável”.

Keysianny de Lima Santos, diretora social e de projetos da Centcoop, explicou que durante os dias do evento, além da coleta e triagem, também houve um trabalho de conscientização para a separação correta dos resíduos. “Ações como essa intercooperação nos ajudam a ter contato com mais pessoas para também desenvolvermos nosso trabalho de educação ambiental”.