Mulher cooperada: formar para transformar

Projeto desenvolvido pela Unicafes Nacional, central afiliada à Unicopas, promove a capacitação de 270 mulheres de 23 estados do Brasil; objetivo é fortalecer a Rede de Mulheres da Unicafes e promover inclusão social, econômica e política no cooperativismo solidário.

O programa “Mulher Cooperada: formar para transformar” foi construído por mulheres de todo Brasil, motivadas pela Secretaria Nacional de Mulheres da Unicafes Nacional, afiliada à Unicopas, e desenvolvido em parceria com o Trias. 

Por meio de uma maratona de encontros virtuais, foi desenhado um processo de formação exclusivo para mulheres do cooperativismo solidário. São promovidos, mensalmente até novembro, encontros com os temas:

– O Papel da Mulher no Cooperativismo
– Feminismo e relações Patriarcais de Gênero e Geração
– A Mulher na Agricultura Familiar na construção de alternativas produtivas
– Dia Mundial da Mulher Rural
– Mãos que constroem e alimentam, além de uma temática livre escolhida pelas participantes.

Participam da formação mais de 270 mulheres de 23 Estados do Brasil, que são cooperadas e lideranças da agricultura familiar e do cooperativismo solidário ligadas à Unicafes. 

A metodologia contempla aulas simultâneas, aliando conhecimento teórico e prático, podcasts e vídeos com experiências inspiradoras.

Para acompanhar esta e outras ações, acesse unicafes.org.br.