Webinário União Europeia conta com participação da Unicopas

Webinário discutiu soluções para os Direitos Humanos e sustentabilidade

Reunião virtual destacou a agenda de Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável no país 

Hoje, entre 8h30 e 12h30, aconteceu o webinário União Europeia – Brasil de Direitos Humanos com a Sociedade Civil, promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil.  Entre os participantes estavam o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério das Relações Exteriores (MRE) João Lucas Quental Novaes de Almeida, o embaixador Ignacio Ybañez Rubio e o dirigente da Unicopas Leonardo Pinho. 

O encontro teve como objetivo promover uma agenda de Direitos humanos e desenvolvimento sustentável entre as entidades da sociedade civil do Brasil e da União Europeia além da produção do Relatório Sociedade Civil para o diálogo institucional Brasil e a Delegação da União Europeia, previsto para acontecer no dia 1ª de dezembro. 

“Contribuímos trazendo os desafios atuais no Brasil de garantir a Renda Básica Universal, o fortalecimento das políticas públicas de economia solidária e agricultura familiar e a Revogação da Emenda Constitucional 95”, detalha Leonardo Pinho sobre a participação da Unicopas durante o webinário.   

A relação entre Unicopas e União Europeia vem se estreitando nos últimos anos, impulsionada pelo projeto Fortalecimento da Rede Unicopas, que possibilita uma incidência qualificada na defesa do cumprimento dos ODS/ONU e a afirmação do Direito ao Desenvolvimento Sustentável. 

“O projeto da Unicopas com a União Europeia tem sido um dispositivo fundamental para qualificar a incidência e formação das centrais cooperativas ligadas à Unicopas:Concrab, Unicafes, Unisol Brasil e Unicatadores”, finaliza Pinho.