Dia Internacional do Cooperativismo: Unicopas lança campanha para promover os ODS no Brasil

mulher dentro de uma estufa de produção de hortaliças segura nas mãos várias mudas
Foto: Joyce Fonseca/MST

Proposta é sensibilizar a sociedade sobre a importância do papel do cooperativismo e da economia solidária no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); campanha também levará a pauta até cooperativas, associações e empreendimentos econômicos solidários de todo o Brasil.

Celebrado todos os anos no dia 6 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo busca reforçar a importância do modelo de trabalho cooperativo e associativo na promoção de um desenvolvimento com mais sustentabilidade e justiça social. Neste sentido, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) escolheu a data para lançar uma campanha de sensibilização que relacione o cooperativismo e a economia solidária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

Mas por que a Unicopas defende esta relação?

Para quem ainda não sabe, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, quando líderes mundiais definiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. São 17 objetivos que congregam mais de 200 metas, uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Esta é a base da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Arildo Lopes, presidente da Unicopas, defende que o cooperativismo com viés econômico solidário é uma estratégia de desenvolvimento fundamental para o alcance dos ODS, em especial, no combate à pobreza e à fome e na promoção de uma agricultura sustentável e cuidado com o meio ambiente. “Isso porque o cooperativismo e a economia solidária surgem como alternativas ao desemprego e geração de renda, em especial, às populações mais empobrecidas. Atua diretamente na promoção do acesso aos direitos iguais aos recursos econômicos e na criação de marcos políticos sólidos, com base em estratégias de desenvolvimento para as populações mais vulneráveis economicamente”, destaca Lopes.

Cooperativismo e Economia Solidária como estratégias no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

É com este viés que a Unicopas lança sua primeira campanha de sensibilização social em prol do cooperativismo e da economia solidária. Instrumentos de transformação social por meio da organização popular, o cooperativismo e a economia solidária geram alternativas reais de geração de trabalho e renda e, mais que isso, proporcionam vida digna a centenas de milhares de brasileiras e brasileiros.

Como exemplifica Aline Sousa, catadora de material reciclável da Unicatadores e secretária geral da Unicopas. “A alternativa das catadoras e dos catadores se organizarem em cooperativas veio como transformação de vida. A origem da organização do trabalho dos catadores não vem de maneira formal. A nossa origem é de catador autônomo, de catador de rua e a forma que a gente encontra para sermos incluídos nas políticas públicas é por meio das cooperativas”. Aline ainda sublinha que organizar cooperativas de catadores foi a solução encontrada para regularizar as atividades econômicas desenvolvidas por meio do trabalho coletivo, de forma solidária e sob regime de economia familiar. “Isso transformou vidas, garantiu trabalho e renda e promoveu cidadania para esses grupos excluídos, tanto do campo quanto das cidades”. 

Francisco dal Chiavon, da Concrab, uma das quatro centrais afiliadas à Unicopas, completa salientando o importante papel executado pelas cooperativas de assentamentos da reforma agrária na produção de alimentos saudáveis e livres de venenos. “Muitos dos alimentos que vão para as merendas de escolas públicas são provenientes do trabalho de agricultores e agricultoras familiares organizados em cooperativas e associações. É uma oportunidade dessas crianças terem acesso a uma comida saudável e de qualidade”.

Durante a campanha, a Unicopas irá produzir materiais formativos e informativos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também irá mostrar, por meio de reportagens e conteúdo para as redes sociais, boas práticas e contar a história de quem são as pessoas que já fazem parte do trabalho cooperativo e associativo. O objetivo é sensibilizar a população sobre o potencial desse modelo de produção e os impactos que ele pode trazer para o desenvolvimento sustentável. A campanha também levará a pauta até cooperativas, associações e empreendimentos econômicos solidários de todo o Brasil.

As ações irão ocorrer ao longo do segundo semestre de 2019 e fazem parte das atividades desenvolvidas pelo projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, financiado pela União Europeia.

Cooperativismo em números

No mundo, três milhões de cooperativas contribuem significamente com o crescimento econômico, com geração de empregos estáveis e de qualidade, de acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). São mais de 280 milhões de pessoas em todo o planeta trabalhando em cooperativas, o que representa 10% da população empregada. Além disso, as 300 maiores cooperativas do mundo geram US$ 2,1 bilhões de dólares ao mesmo tempo em que proporcionam os serviços e a infraestrutura que a sociedade necessita para prosperar. No Brasil, há mais de 6,8 mil cooperativas distribuídas em 13 ramos de atividades, ultrapassando 14,2 milhões de associados e gerando 398 mil empregos formais, segundo dados da Agenda Institucional do Cooperativismo 2019.

Mas esses números podem ser ainda maiores, conforme o presidente da Unicopas. Isso porque o cooperativismo é uma das formas associativas de organização do trabalho, que também podem ser encontradas em associações produtivas e empresas de autogestão.

Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, clique aqui e acesse a Plataforma Agenda 2030

Sobre a Unicopas

Criada em 2014, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) nasceu com o objetivo de atuar na concepção e no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. Isso porque acredita que essas são alternativas estratégicas na promoção de um desenvolvimento com sustentabilidade, equidade e justiça social.

Congrega quatro grandes centrais do cooperativismo e da economia solidária do país: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (UNISOL Brasil), Confederação Nacional das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (CONCRAB) e União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil (UNICATADORES).

A Unicopas representa mais de 2.500 cooperativas, associações produtivas e empresas de autogestão do campo e da cidade, agregando cerca de 800 mil associados. Entre eles: agricultoras e agricultores familiares, catadoras e catadores de materiais recicláveis, assentadas e assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas), pessoas com deficiência psicossocial, trabalhadoras e trabalhadores de empresas recuperadas, mulheres, homens e jovens integrantes de empreendimentos econômicos solidários, núcleos de mulheres e jovens urbanos e rurais, artesãs e artesãos, entre outros.