Na próxima semana, no dia 3 de julho, Brasília será palco do lançamento do Foro Permanente para Acordos Internacionais e Economia Solidária. Este evento marca um importante avanço no fortalecimento do cooperativismo no Brasil e na América Latina. O Foro faz parte de um projeto da União Europeia (UE), coordenado pela Unisol Brasil e co-financiado pela UE.
A base da proposta do Foro Permanente está ancorada no compromisso da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) em fortalecer o cooperativismo solidário no Brasil. O objetivo é constituir uma força regional capaz de promover a articulação entre cooperativas e expandir a proposta do cooperativismo solidário como um instrumento de transformação social. Esse enfoque visa integrar populações em desvantagem econômica e em situação de desigualdade.
Durante o evento, haverá um debate sobre como os acordos internacionais do Brasil, especificamente em relação à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, incluindo o Acordo de Paris, e o Acordo Regional do Mercosul, impactam na atuação e desenvolvimento do cooperativismo solidário. Serão discutidas as formas pelas quais as cooperativas podem se inserir na perspectiva destes acordos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e social, e aproveitando as oportunidades geradas por esses compromissos internacionais.
O Foro Permanente pretende se consolidar como um espaço de debates que incorpore cooperativas e organizações representativas e comprometidas com o cooperativismo solidário, tornando-se um instrumento eficaz na transformação da realidade dos povos, contribuindo para a construção de países mais justos e com menos desigualdade social.
Com o apoio da União Europeia e a coordenação da Unisol Brasil, o Foro Permanente se configura como uma iniciativa estratégica para a promoção da justiça social e a redução das desigualdades econômicas na América Latina.
Foro Permanente para Acordos Internacionais e Economia Solidária
Local: Cesir/Contag – SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02. Núcleo Bandeirante/DF.
Data: 3 de julho de 2024
Horário: 17h