Unicopas lança agenda do cooperativismo solidário às candidaturas municipais 2020

Com propostas ao executivo e legislativo municipais de todo o Brasil, União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) busca fortalecer e fomentar o cooperativismo e a economia solidária no país

Implantação ou ampliação de políticas integradas de atividades produtivas em economia solidária. Criação de um sistema integrado de iniciativas populares produtivas disponibilizando, por exemplo, orientação jurídica e técnica a trabalhadoras e trabalhadores. Implantação e incentivo a estratégias de complementação de Renda Básica pagas através de bancos comunitários ou cooperativas de crédito. Além de criação de frentes parlamentares em apoio ao cooperativismo e a economia solidária, bem como o aumento e abertura de espaços para a efetiva participação popular nos processos de construção de políticas públicas.  

Estas são as principais propostas apresentadas pela Unicopas para o fomento e o fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. A agenda, lançada na tarde desta sexta-feira, 23 de outubro, prevê uma série de ações que podem ser implementadas pelos poderes executivo e legislativo nos municípios de todo o país.

Clique aqui para acessar e baixar a Agenda da Unicopas para candidatas e candidatos à prefeitas(os) e vereadoras(es)

O cooperativismo com viés econômico solidário, que valorize e fomente essencialmente pequenas cooperativas e associações, é uma das estratégias para a geração de trabalho e renda, principalmente às populações mais vulneráveis do país. Em um momento em que Brasil atravessa um grave momento de crise, com aumento do desemprego, do trabalho informal e da fome, potencializada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), garantir políticas públicas que promovam o cooperativismo solidário no Brasil é fundamental para que o país alcance, de fato, um desenvolvimento com sustentabilidade, inclusão e justiça social.

Assista ao debate: