Unicopas amplia debate sobre a Lei Nacional da Economia Solidária

Foto: Unicopas

Evento promovido pela Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária teve o objetivo de atualizar gestores públicos acerca do tema

Foi realizado na tarde dessa quarta-feira (28) um seminário virtual que trouxe para o centro dos debates o Projeto de Lei (PL) 6606/2019, que institui a Política Nacional da Economia Solidária, e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 69/2019, que inclui os princípios da economia solidária na Ordem Econômica da Constituição Federal.

Promovido pela Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, o encontro teve como objetivo atualizar gestores públicos a respeito do tema, da tramitação dos instrumentos legais relacionados, além de fortalecer as frentes de articulação para a aprovação e efetivação do Marco Legal Nacional da Economia Solidária.

Leonardo Pinho, dirigente da Unicopas e presidente da Unisol Brasil, contextualizou os participantes sobre o andamento das peças legislativas e destacou o trabalho da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) no acompanhamento das pautas relacionadas ao cooperativismo e a economia solidária nos campos legislativo, executivo e judiciário.

“Estamos em um momento de ofensiva, de afirmar que o Brasil precisa de um programa de reconstrução nacional e este programa precisa ter uma política econômica que cumpra a nossa Constituição Federal. Essas duas agendas combinadas fazem com que a gente faça um debate estratégico mostrando que o cooperativismo e a economia solidária, por sua vez o cooperativismo solidário, é uma estratégia de desenvolvimento para o Brasil, um desenvolvimento que seja justo, sustentável e que contribua com a diminuição das desigualdades sociais. Por isso a Unicopas tem feito um diálogo estreito com parceiros e com o parlamento”.

Saiba mais: Cooperativismo solidário se consolida enquanto alternativa eficaz de desenvolvimento

Também participaram do seminário Haroldo Mendonça, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), e representações dos estados da Bahia, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Clique aqui e assista ao seminário na íntegra.