Unicafes elege novos conselheiros para o próximo triênio

A Associação e a Confederação Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), central afiliada à Unicopas, realizaram na última sexta-feira (23), virtualmente, a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária que elegeu os novos dirigentes da organização. Além das Unicafes Estaduais, representantes de importantes entidades do segmento prestigiaram o evento, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), Trias Brasil, Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e Cresol Confederação.

Na pauta da Confederação Unicafes, aconteceu a prestação de contas dos órgãos da Administração, com o relatório da gestão da Diretoria Executiva e Parecer do Conselho Fiscal; foi apresentado e votado o ingresso de novas federações: Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte e aprovada a reforma no Estatuto, sendo que reuniões e assembleias poderão ser realizadas de maneira presencial, semipresencial ou digital; bem como, quando houver motivo excepcional, poderão ser feitas até o fim de setembro. Ainda se aprovou o aumento no número de conselheiros, passando de oito para 11, e a realização da convocação das assembleias com dez dias de antecedência.

A Associação Unicafes realizou apresentação do resultado e do balanço do Exercício de 2020 com parecer do Conselho Fiscal e socialização do Plano de Ação para 2021. Paralelo a isso, também foi apresentada e eleita para o período de 2021-2023, os novos representantes do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, tanto da Associação como da Confederação.

Além destas pautas, apresentou-se um balanço dos principais projetos e ações executados pelo Sistema Unicafes nos últimos anos, principalmente voltado a participação dos jovens e mulheres, formação cooperativista, parcerias com os mais diversos atores e organizações sociais, políticas públicas, marcos regulamentários, entre outros assuntos.

Reeleito para presidir à Associação Unicafes e à frente da Confederação, Vanderley Ziger agradeceu o trabalho de todos os líderes que participaram desta jornada, reafirmando o compromisso com a luta da inclusão social na agricultura familiar. “O trabalho de mobilização é contínuo e feito por pessoas de todo o Brasil. Foram muitas as conquistas e certamente teremos muito a avançar. Somos gratos aos novos companheiros que se se uniram a nós para seguirmos construindo uma agricultura familiar mais justa, harmônica, sustentável e rentável”, salienta.

Cooperação

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, comentou que vive-se um momento de reinvenção, e que com a união dos esforços, o setor continuará crescendo. Para o presidente da Contag, Aristides Santos, é estratégica esta aliança com a Unicafes para avançar com a organização produtiva e de comercialização da agricultura familiar.

A coordenadora nacional do Trias América do Sul, Gisele Obara, reafirmou seu apoio à causa, afirmando que o cooperativismo é exemplo de resiliência. Já a coordenadora do Conexus, Carina Pimenta, frisou que somente, comunitariamente, se fortalece a agricultura familiar e a economia solidária. Por fim, o presidente da Unicopas, Francisco Dal Chiavon, afirmou que não existe mudança sem a organização do povo e que assembleias como esta demonstram esta importância.

Confira os eleitos da Associação e Confederação Unicafes:

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação