Organização do cooperativismo solidário oficializa atuação no Acre

Assembleia realizada com mais de 60 lideranças de cooperativas e empreendimentos solidários do estado aprovou a fundação da Unisol Acre 

Os trabalhos em torno do cooperativismo e da economia solidária no Acre não são novidade. Com atuação no estado desde 2009, a Unisol já vem construindo alicerces importantes para o fortalecimento e a consolidação do cooperativismo solidário no estado. 

Foi durante a IV Feira do Feirante e Economia Solidária, com a presença de mais de 60 lideranças de cooperativas e empreendimentos solidários do Acre, que um importante passo foi dado: a Unisol Acre foi oficialmente fundada. 

Ela que já nasce com a construção de diversos termos de cooperação com o poder público, parcerias com parlamentares e com diversas organizações e movimentos sociais, atua em 10 das 22 cidades do estado, congrega mais de 60 empreendimentos econômicos solidários que representam, em média, 4 mil famílias. 

De acordo com o presidente eleito, Carlos Omar da Silva, a Unisol Acre nasce do trabalho e esforço coletivo que envolveu muitas pessoas, do bom-senso, do consenso e da participação. “Nós estamos no centro da Amazônia e buscamos um cooperativismo solidário que seja inovador, com foco no empreendimento e na construção de políticas públicas. Nós vamos trabalhar para o fortalecimento das nossas cooperativas e associações e para a abertura de novos mercados”, destacou. 

Atualmente, a Unisol Acre reúne empreendimentos que vão da reciclagem, passando pela agricultura familiar e pelo artesanato. “Temos pescadores, fábricas de móveis, paisagismo, jardinagem. É a diversidade representada em uma única organização. E, agora, com a nossa oficialização ficará mais fácil articular novas parcerias, fomentar novos processos de comercialização e organizar ações com os nossos apoiadores, tudo interligado com as diretrizes e orientações da Unisol Brasil”, disse Silva observando que todo o avanço terá reflexo direto nas cooperativas e associações filiadas. 

Saiba quem são os membros da diretoria eleita:

Carlos Omar da Silva – Presidente
Camila Marcelino – Secretária
Diná Gonçalves de Souza e Souza – Tesoureira

Conselho: Elza Rodrigues da Silva; Mirian Kerla Guimarães; Márcia Bocardi; e Dorneles Silvestre da Silva Queiroz.