Nordeste recebe encontro de jovens do cooperativismo e da economia solidária

Foto: Unicopas/Thays Puzzi

Evento reunirá jovens do campo e da cidade de 10 a 12 de dezembro em Maceió para construírem estratégias conjuntas de fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária; Nordeste é a primeira região do Brasil a receber atividade

Promover a formação de novas lideranças, fortalecer a identidade dos e das jovens que atuam no cooperativismo e na economia solidária no Nordeste, além de trocar experiências e construir estratégias de atuação conjuntas são os objetivos do primeiro Encontro Regional de Juventudes da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias).

De 10 a 12 de dezembro, Maceió, capital de Alagoas, receberá jovens do campo e da cidade representantes das quatro centrais afiliadas à Unicopas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores. Este será o primeiro de uma série de cinco encontros regionais de juventudes da Unicopas.

A maior parte do encontro ocorrerá na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetagal), que fica na rua Dilermando Réis, 318 – Jatiúca.

No dia 11, quarta-feira, durante todo o dia, os participantes irão realizar uma visita de campo. Elas e eles irão conhecer o trabalho da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba) – localizada em Piaçabuçu, no povoado Barreiras.

O encontro é promovido pela Unicopas, em parceria com as centrais afiliadas, e faz parte das atividades realizadas pelo projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas, co-financiado pela União Europeia.

A Unicopas

Criada em 2014, a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) nasceu com o objetivo de atuar na concepção e no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. Isso porque acredita que essas são alternativas estratégicas na promoção de um desenvolvimento com sustentabilidade, equidade e justiça social.

Congrega quatro grandes centrais do cooperativismo e da economia solidária do país: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol Brasil), Confederação Nacional das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab) e União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil (Unicatadores).

A Unicopas representa mais de 2.500 cooperativas, associações produtivas e empresas de autogestão do campo e da cidade, agregando cerca de 800 mil associados e associadas. Entre eles: agricultoras e agricultores familiares, catadoras e catadores de materiais recicláveis, assentadas e assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas), pessoas com deficiência psicossocial, trabalhadoras e trabalhadores de empresas recuperadas, mulheres, homens e jovens integrantes de empreendimentos econômicos solidários, núcleos de mulheres e jovens urbanos e rurais, artesãs e artesãos, entre outros.

Serviço:

Encontro Regional de Juventudes da Unicopas  – Nordeste
Onde:
FETAGAL – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, R. Dilermando Réis, 318 – Jatiúca, Maceió – Alagoas.
Quando: 10 a 12 de dezembro de 2019

Contato para imprensa e entrevistas
imprensa@unicopas.org.br