LIVE: Unicopas discute estratégias para a geração de trabalho e renda

Foto: Unisol Brasil

Debate virtual ocorrerá nesta quarta-feira, 5 de agosto, às 14h; lideranças do cooperativismo e da economia solidária mostram que é possível transformar a realidade de crise econômica do Brasil

Com a crise política e econômica agravada pela chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), milhões de brasileiras e brasileiros perderam seus empregos ou passaram para a informalidade. A situação de insegurança e instabilidade se aprofunda ainda mais quando a fome começa a bater à porta de milhares de famílias.

“Todos os organismos internacionais, como a FAO, e pesquisadores sérios alertam para a nossa próxima pandemia: a da fome”, alerta Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas.

O desemprego e o trabalho informal, aquele sem carteira assinada, são realidades que, se somadas, atingem mais da metade da população brasileira. De acordo com dados do IBGE referentes ao trimestre encerrado em maio deste ano, 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil (12,9%). Em três meses o país perdeu 7,8 milhões de postos de trabalho e desses postos a menos, 5,8 milhões eram informais. A informalidade é opção para 36,8 milhões de brasileiros, ou seja, 39,9% dos trabalhadores e trabalhadoras.

Esta realidade que afeta essencialmente às populações mais vulneráveis do país pode ser transformada. E é este debate que a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) vai levantar em seu primeiro debate virtual.

“O cooperativismo com o viés econômico solidário é um grande instrumento para a construção de uma nova sociedade, que seja pautada na solidariedade, na justiça social e na unidade de trabalhadores e trabalhadoras. Nós cooperamos para que a nossa sociedade seja mais justa, igualitária e fraterna”, destaca Dal Chiavon. De acordo com ele, em um momento em que a economia caminha para uma maior centralização da renda, a Unicopas trabalha por um projeto que traz estratégias concretas de geração de trabalho que não está pautado na lógica de exploração promovida pelo capital.

Participarão do debate o presidente da Unicopas, Francisco Dal Chiavon, a vice-presidenta da Unicopas, Claudete Costa, e o diretor-técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Fausto Augusto Junior. A transmissão ao-vivo será feita a partir das 14h no Youtube e no Facebook da Unicopas.

A atividade faz parte da campanha ‘Por um Brasil Cooperativo e Solidário: mais trabalho e renda’, promovida pela Unicopas e realizada como parte das atividades do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia.