Intercooperação entre centrais Unicopas fortalece cooperativismo no Brasil

Fotos: Gilberto Chagas

Campo e cidade juntos para a promoção do cooperativismo e da economia solidária no Brasil

O Encontro de Integração entre a União Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Unicatadores) e as centrais do Cooperativismo Solidário no Brasil reuniu representantes das centrais afiliadas à Unicopas em São Paulo, nos últimos dias 27 e 28 de novembro. Além de apresentar a organização para catadoras e catadores de todo o país, o encontro debateu estratégias de intercooperação entre as centrais.

Para Claudete Costa, catadora de material reciclável, eleita nova presidenta da Unicatadores, o momento foi de avaliação, análise conjuntural e planejamento. “Vamos dar continuidade ao nosso trabalho, às nossas parcerias com o setor empresarial para cumprirmos nossa função social na logística reversa de embalagens, mesmo frente ao cenário controverso e de desmontes socioambientais”, destacou.

Claudete Costa foi eleita presidenta da Unicatadores

Além disso, a troca de experiências com as demais centrais do cooperativismo e da economia solidária afiliadas à Unicopas, para Claudete, foi essencial. “Nos trouxe mais fôlego para darmos continuidade no nosso trabalho”. Outro destaque do encontro foi incorporação das pautas de gênero e juventudes à Secretaria de Mulheres da Unicatadores, a qual Aline Sousa, catadora de materiais recicláveis e secretária-geral da Unicopas, foi eleita secretária nacional.

Aline Sousa assume nacionalmente a Secretaria de Mulher, Gênero e Juventude da Unicatadores

Para Arildo Mota Lopes, presidente da Unicopas, a importância da cooperação é gerar confiança. “Olhar nos olhos, contar o que deu certo e o que não deu. A intercooperação não é só trocar ferramentas operacionais, mas é também vivenciar o dia a dia de uma comunidade, sua cultura, culinária, clima, modo de fazer, de ensinar e de aprender”.