Educação e comunicação são prioridades para as juventudes cooperativistas do Nordeste

Juventudes do cooperativismo e da economia solidária do campo e da cidade debatem sobre desafios e perspectivas para o futuro; primeiro Encontro Regional de Juventudes da Unicopas reúne jovens do Nordeste para planejamento estratégico conjunto de fortalecimento para o setor

Trocar experiências. Conhecer a história de jovens de outras regiões e de diferentes realidades. Encarar os desafios para juntos e juntas construírem estratégias de fortalecimento para as juventudes do cooperativismo e da economia solidária do Nordeste. Na era da informação rápida, precisa e direta, este foi o resumo do primeiro Encontro Regional de Juventudes da Unicopas. Realizado entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Maceió, capital de Alagoas, a atividade reuniu jovens do campo e da cidade que atuam no cooperativismo e na economia solidária da região Nordeste. A ação fez parte do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia.

Representando as quatro centrais afiliadas à Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores – as e os jovens contaram suas histórias e falaram sobre os desafios que enfrentam no dia a dia.

Apesar de distantes entre si, as realidades se cruzam quando o assunto é falta de oportunidades, de voz e de espaço nos lugares onde atuam. Mesmo com alguns jovens já em cargos de liderança, muitas vezes, o sentimento é de não pertencimento. Não bastasse as dificuldades relatadas, a busca por uma identidade comum, aquela que une, também foi pauta de debates. E em dois pontos elas e eles foram unânimes: educação e comunicação. Educação para estarem cada vez mais qualificados, capacitados e empoderados. Comunicação para dar mais visibilidade às juventudes, ao cooperativismo e à economia solidária.

Prova de que uma juventude engajada é capaz de transformar vidas foi encontrada na experiência que visitaram. A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), por meio do Programa de Educação do Cooperativismo (PEC), capacita jovens que estão promovendo grandes mudanças na cidade onde vivem, Piaçabuçu, interior de Alagoas.

Jovens visitaram uma cooperativa de extração e beneficiamento de coco

Um exemplo é o projeto “De olho no Óleo”, que organiza um sistema comunitário de coleta de resíduo de óleo vegetal domiciliar em que os jovens são os responsáveis pela coleta, pelo cadastro de moradores e pela distribuição de coletores individuais. Além disso, eles realizam processos de educação com a população, elaboram relatórios, fazem a divulgação do projeto nas redes sociais, entre outras atividades. “Contribuindo com essa ação, eu estou contribuindo com o meio ambiente. O óleo que descartamos de forma errada em casa acaba matando os peixes e a gente sofria muito com isso. Quando íamos tomar banho no rio, por exemplo, sempre tinha uma barreira de óleo e hoje a gente pode mergulhar tranquilo porque a gente já coletou o óleo que antes era descartado nos rios da região”, contou Pedro Vinícius Nascimento dos Santos, de 17 anos. Os óleos coletados são transformados em sabão ecológico.

Sua colega, Lucienny Silva do Nascimento, 16 anos, falou sobre o “Mães que alimentam”, um projeto de formação e empoderamento que, atualmente, atende 216 mulheres do município. Uma vez por mês, elas vão até a cooperativas para produzirem cerca de 250 bolos. Pelo trabalho realizado, recebem um incentivo financeiro. Muitas delas deixaram de receber o Bolsa-família e não tinham fonte de renda. “Que a gente possa abrir os olhos para a questão da mulher. Que a gente possa crescer enquanto cooperativa”, desejou Lucienny. Tantos os bolos quanto os sabões ecológicos retornam para a comunidade em forma de doação.

Outro ponto destacado pelos jovens foi a questão do êxodo rural, causado, segundo eles, pela intensa mecanização do campo, pelas monoculturas, pelo aumento populacional desordenado e desemprego e pela marginalização. Mas Ernan Silva Santos, 17 anos, mostrou que o cooperativismo é uma forte estratégia para combater esse desafio, desde que haja linhas de comunicação, como acesso à internet, intercooperação, comercialização, assistência técnica, políticas públicas, educação, formação e informação acessível para os e as jovens do campo. “E como as juventudes cooperativistas podem reduzir o êxodo rural? Com o melhor desempenho dos meios de comunicação, com maiores habilidades no uso de tecnologias, com a expansão da visibilidade da agricultura familiar e com a sustentabilidade rural”, destacou Ernan.

Atualmente, o programa de educação da Coopaiba atende 15 jovens que recebem incentivo financeiro mais uma cesta básica. Além disso, a cooperativa aposta em cursos de capacitação por meio de parcerias com instituições de ensino. “Nós abrimos os olhos e os ouvido e entendemos que a juventude tem muito a contribuir quando damos a eles o direito de voz”, disse Benedito Pedrosa de Carvalho Junior, gerente educacional da Coopaiba. De acordo com ele, com a sobra da cooperativa (o mesmo que o lucro de empresas privadas), 60% é investido em programas de educação e os 40% restante é dividido entre os cooperados. Além disso, as e os jovens que passam pelo Programa de Educação do Cooperativismo Solidário têm a chance de serem absorvidos para trabalharem na cooperativa.

A Coopaiba conta com cerca de 300 famílias cooperadas e é responsável pelo processamento de seis toneladas de coco por dia que são transformados em leite, óleo e farinha.

Inspiradas e inspirados pela experiência da Coopaiba e tendo em vista o desejo comum de aumentar a visibilidade para o trabalho que realizam, além de mostrarem o potencial econômico e social do cooperativismo e da economia solidária, o grupo estabeleceu um plano de trabalho conjunto para desenvolverem em suas cooperativas e empreendimentos instrumentos de comunicação que possam colaborar com a formação dos cooperados e associados. O trabalho envolverá pesquisa, produção de conteúdo e disseminação de informações de interesse do público.

O Encontro Regional de Juventudes do Nordeste foi o primeiro de um ciclo de cinco encontros que reunirá jovens que atuam no cooperativismo e na economia solidária de todo o país. O objetivo, além de fortalecer a Unicopas, é construir estratégias conjuntas para a promoção do cooperativismo e da economia solidária no Brasil.

Clique aqui para ver as fotos do Encontro Regional de Juventudes da Unicopas – Região Nordeste.

Assista ao vídeo e conheça as juventudes Unicopas Nordeste.