Cooperativismo solidário fortalece transporte de cargas no Brasil

Foto: CCR Via Oeste e CCR Rodo Anel/Divulgação

Você sabia que o cooperativismo solidário está ajudando no fortalecimento do transporte de cargas no Brasil? A Unicafes Nacional, central afiliada à Unicopas, por meio do projeto Roda Bem Caminhoneiro, está trabalhando na articulação e no assessoramento técnico para a formação de um sistema cooperativo nacional de transportadores autônomos de cargas. O objetivo é envolver 100 cooperativas – entre novas e existentes – e atingir aproximadamente 100 mil caminhoneiros.

O projeto conta com uma estrutura de governança e de gestão integrada que prioriza baratear o valor de insumos por meio de compras coletivas. A ideia é desenvolver um aplicativo digital com opções de transporte de carga e compartilhamento de frete, bem como, disponibilizar cursos aos caminhoneiros, na modalidade à distância, com temas como gestão de cooperativas, direção defensiva e prevenção ao uso de álcool e drogas.

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, explica que produtos como pneus, lubrificantes e peças poderão ser comprados pelo aplicativo do programa com preços mais baixos. Além disso, cada uma das cooperativas terá pontos de apoio ao longo das rodovias, equipados com depósito e escritório, notebook e internet, e também uma rede de abastecimento com o preço do óleo diesel mais acessível.

“Os desafios dos caminhoneiros autônomos são semelhantes aos do setor da agricultura familiar. Ambos precisam se organizar por meio do associativismo e cooperativismo. O papel da Unicafes é articular e incentivar melhorias para a promoção dessa qualidade de vida”.

Para saber mais:

A realidade da estrada sob a visão de um caminhoneiro

Com informações da Unicafes Nacional