Consórcio fortalece cooperativismo solidário no Grande ABC Paulista

Foto: Imani TuIde

A Unisol Brasil, central filiada à Unicopas, venceu, em primeiro lugar, o edital de chamamento público do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

A parceria vai fortalecer e fomentar diversas iniciativas cooperativistas de economia solidária com foco na geração de trabalho e renda e vai estimular o envolvimento comunitário com consciência coletiva e ambiental em práticas produtivas de comercialização e consumo. 

A cooperação também irá viabilizar práticas de desenvolvimento econômico pautadas nos princípios da solidariedade. Tudo isso para promover a transformação social em prol de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária. 

O Grande ABC é composto por sete cidades da região metropolitana da cidade de São Paulo: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. São mais de 2,7 milhões de pessoas vivendo no território. Apesar de ser um dos polos econômicos do país, a economia sofreu considerável queda de arrecadação e de empregos formais nos últimos anos.

Considerado uma estratégia inovadora porque integra a geração de empregos com inclusão social, a Unisol Brasil prestará um serviço de consultoria especializada em cooperativismo solidário para o aprimoramento da cadeia produtiva e solidária da região do Grande ABC.