Série de debates marcam mobilização nacional contra os agrotóxicos

Diversas organizações e movimentos sociais se juntam para dialogar com a sociedade sobre saúde, meio ambiente e alimentação saudável no Brasil

Nesta semana, organizações, movimentos sociais e parlamentares deram início a uma série de eventos virtuais em prol da ‘Mobilização Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida’, para debaterem com a sociedade a realidade dos agrotóxicos e transgênicos no Brasil.

A série de encontros que ocorre de forma virtual sempre às terças-feiras, das 10h às 12h, até o dia 6 de julho, tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre saúde, meio ambiente e alimentação saudável.

No primeiro dia de debate, a professora dra. Larissa Bombardi apresentou elementos conjunturais sobre os agrotóxicos, situando os resultados de suas pesquisas sobre o uso de agrotóxicos no cenário nacional e internacional.

A pesquisadora enfatizou as assimetrias nas relações comerciais entre União Europeia e Mercosul, destacando o lugar de subalternidade em que os países do Sul Global se encontram. Empresas sediadas na Europa, Estados Unidos e China comandam as exportações de agrotóxicos, vendendo produtos já proibidos nos países de origem pelos perigos que representam à saúde humana e do ambiente.

“Quando eu falo em ‘colonialismo molecular’, não é uma mera expressão. Vejam, a gente autoriza no Brasil, como nos outros países do Mercosul, quantidades de resíduo dessas substâncias que, às vezes, são centenas, dezenas de centenas e até milhares de vezes superior ao limite dessas substâncias permitido na União Europeia”, reflete Bombardi.

Desde que se iniciou o governo Bolsonaro, foram liberados mais de mil agrotóxicos, um terço de todos os produtos comercializados no país são proibidos na União Europeia. “Nunca vimos uma quantidade de agrotóxicos tão grande ser aprovada nos últimos anos no país”, alerta Bombardi.

Assista o debate na íntegra:

Na próxima terça-feira, 22, o debate será sobre os impactos dos agrotóxicos à saúde ao meio ambiente e se iniciará a partir das 10h no canal do Youtube da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Os encontros também podem ser acompanhados ao vivo pelo Facebook da Unicopas.

Com informações de Iris Pacheco, da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida