Organização das Nações Unidas lança Década da Agricultura Familiar

Objetivo é colocar em prática um plano de ação global contra a fome e a pobreza

Inaugurada na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, pela ONU, a Década da Agricultura Familiar assume o protagonismo entre as pautas mundiais nos próximos dez anos (2019-2018). O objetivo é colocar em prática um plano de ação global contra a fome e a pobreza.

Vanderley Ziger, presidente da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), uma das centrais afiliadas à Unicopas, participou do lançamento. Para ele, está é uma oportunidade de, nos próximos dez anos, debater e construir uma estratégia integrada de desenvolvimento das organizações que trabalham com o tema da agricultura familiar. “Além de discutir com a sociedade o papel da agricultura familiar na produção de alimentos e na conservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, debater o papel da agricultura familiar na valorização dos pequenos municípios, porque são eles que mantêm e desenvolvem essas regiões”, destacou Ziger

Já Maria Fernanda Espinosa, presidenta da Assembleia Geral da ONU, ressaltou que “os agricultores familiares, que estão na linha de frente dos esforços globais para combater a desnutrição e outras formas de má nutrição e promover uma alimentação saudável, precisam de um apoio mais forte frente ao crescimento da fome e da obesidade em todo o mundo”.

Responsáveis pela produção de 80% dos alimentos consumidos no mundo, os agricultores familiares dão uma contribuição essencial para a salvaguarda da agrobiodiversidade e do conhecimento tradicional, em um contexto em que quase 1 milhão de espécies de plantas e animais estão sob risco de extinção.

A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), por meio de suas centrais afiliadas, promove o fortalecimento da agricultura familiar por meio do cooperativismo e da economia solidária. Isso porque acredita que essas são estratégias fundamentais para a retomada do desenvolvimento e do crescimento do Brasil com sustentabilidade.

Com informação da ONU