Agenda do cooperativismo e da economia solidária às candidaturas municipais são pautas de debate virtual

Foto: fotospublicas.com

Promovido pela Unicopas, debate reunirá representantes do cooperativismo e da economia solidária, candidatas e candidatos a prefeituras e câmaras legislativas. Na oportunidade, Unicopas lançara Agenda do Cooperativismo Solidário às candidaturas municipais 2020

Será realizado na tarde dessa sexta-feira, 23 de outubro, a partir das 16h, um debate virtual que apresentará a agenda do cooperativismo e da economia solidária às candidaturas municipais 2020. Estarão presentes no debate, que é aberto à participação do público, a vice-presidenta da Unicopas e candidata a vereadora do Rio de Janeiro, Claudete Costa; Leonardo Pinho, membro da diretoria-executiva da Unicopas e presidente da Unisol Brasil; o candidato à Câmara Legislativa de São Paulo Eduardo Suplicy; e a candidata a vice-prefeita de Maceió, a catadora de materiais recicláveis Vânia Gomes.

A transmissão ao-vivo ocorrerá pelo Facebook e Youtube da Unicopas.

Durante o debate, a Agenda do Cooperativismo Solidário às Candidaturas Municipais 2020 será lançado. A proposta é discutir com candidatas e candidatos caminhos possíveis para o avanço e o fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil.

Isso porque, a Unicopas acredita que o cooperativismo com viés econômico solidário, que valorize e fomente essencialmente pequenas cooperativas e associações, é uma das estratégias para a geração de trabalho e renda, principalmente às populações mais vulneráveis do país. Em um momento em que Brasil atravessa um grave momento de crise, com aumento do desemprego, do trabalho informal e da fome, potencializada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), garantir políticas públicas que promovam o cooperativismo solidário no Brasil é fundamental para que o país alcance, de fato, um desenvolvimento com sustentabilidade, inclusão e justiça social.

A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) atualmente congrega as quatros principais centrais do cooperativismo e da economia solidária do Brasil: Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil) e Unicatadores (União Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil). Atualmente, a Unicopas representa mais 2.500 cooperativas e associações e um universo de mais de 800 mil trabalhadoras e trabalhadores em todo o Brasil.