Unicopas apoia a luta de trabalhadores e trabalhadoras da Ford: nacionalização com autogestão

Foto: Adonis Guerra/SMABC

A Unicopas, formada pela Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores, vem, por meio desta, expressar a solidariedade de nossas centrais cooperativas aos trabalhadores e às trabalhadoras da Ford que lutam em defesa de seus postos de trabalho.

A Ford anunciou no dia 11 de janeiro de 2021, que as fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) serão fechadas imediatamente e que a pequena instalação da Troller, em Horizonte (CE), permanecerá em atividade até o quarto trimestre de 2021.

No comunicado oficial “Ford Avança na Reestruturação da América do Sul”, a empresa afirmou: “a Ford encerrará as operações brasileiras de manufatura nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Troller (Horizonte – CE) durante 2021. A empresa manterá sua sede administrativa para a América do Sul em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e o Campo de Provas em Tatuí-SP, que continuarão a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias e produtos para a região e outros mercados globais”.

Na prática, a Ford quer nosso mercado consumidor, mas não quer investir no Brasil e na geração de postos de trabalho, tão necessários neste momento de pandemia. Lembramos que a Ford recebeu bilhões de reais por décadas de incentivos fiscais e investimentos do BNDES.

Importante salientar que o anúncio pela Ford não precedeu de negociações com os Sindicatos dos Metalúrgicos que representam a categoria em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE), nem com as cadeias de fornecedores, concessionárias e os governos locais atingidos.

A Ford descumpriu a legislação nacional que exige negociação antes de processos de demissão em massa – como já decidiu a Justiça do Trabalho -, bem como as Diretrizes de Empresas Transnacionais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os Princípios de Empresas e Direitos Humanos da ONU e a Convenção 154 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A Unicopas apoia a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da Ford pela Nacionalização das Plantas Industriais para, assim, constituir uma Montadora Nacional com Autogestão. Desta forma, as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE), poderão se tornar uma empresa pública nacional em que a gestão será feita por conselhos formados pelos próprios trabalhadores e trabalhadoras que, com o fechamento destas plantas da Ford, ficarão sem trabalho.

Neste cenário, defendemos, ainda, que o Congresso Nacional revogue as medidas que dificultam a recuperação de empresas pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras na recém promulgada Nova Lei de Falências.

Todo apoio a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Ford!

Por uma Montadora Nacional com Autogestão dos trabalhadores e das trabalhadoras!

Unicopas
11 de fevereiro de 2021.