Não existe mudança sem organização: Unicopas reafirma compromisso com a classe trabalhadora

Assembleia Geral reuniu representantes das quatro centrais afiliadas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23 de junho, a 5ª Assembleia Geral da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), que reuniu mais de 30 delegados e delegadas das quatro centrais afiliadas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.

Dentre as pautas estavam a apreciação e aprovação do Relatório Anual e Parecer do Conselho Fiscal, além da deliberação do Plano de Atividades elaborado pela entidade. Devido a pandemia, o encontro ocorreu um ambiente totalmente virtual.

Em meio às atividades apresentadas, a realização de cursos e formações em políticas públicas e economia solidária, em especial, voltado para mulheres e juventudes, estão entre as ações prioritárias.

“Não existe mudança sem organização. Nós somos o que somos porque estamos organizados”, destacou Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas. Ele lembrou que a organização é peça fundamental para a superação das crises econômica, política, sanitária e ambiental pelas quais perpassa o Brasil.

“Eu não acredito que a solução para os mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros que estão em situação de desemprego ou subemprego venha da iniciativa privada. A solução para a classe trabalhadora vai acontecer a partir da organização dela, e nós, que construímos o cooperativismo solidário, por meio das nossas cooperativas e associações que trabalham a partir dos princípios da economia solidária, temos um papel importantíssimo na organização do nosso povo”.

Isso porque, conforme explicou Francisco Dal Chiavon, é preciso garantir políticas públicas que fomentem o cooperativismo solidário em todo o Brasil. Ao mesmo tempo em que a iniciativa privada recebe do Estado inúmeros benefícios para atuar, como isenção fiscal, é preciso que cooperativas, associações e empreendimentos econômicos solidários também recebam incentivos para que, de fato, ocorra um desenvolvimento inclusivo e sustentável para o país. “Para isso, precisamos capacitar e organizar a nossa classe trabalhadora. A mudança não deve ocorrer apenas no aspecto econômico, mas deve acontecer também nos âmbitos social e cultural. E o papel da Unicopas é central nesta construção”.

Construção esta que já tem avançado para os estados, como é o caso da Bahia e de Santa Catarina. “A reflexo da estratégia nacional, entendemos que o caminhar juntas e juntos é necessário, potencializa e fortalece o nosso cooperativismo. Na Bahia estamos, com as quatro centrais, articulando ações conjuntas de comercialização”, exemplificou Anne Sena, presidenta da Unisol Bahia e conselheira fiscal da Unicopas.