Folia sustentável: parceria mobiliza mais de 2 mil catadores para o carnaval

Foto: Divulgação

Plástico recolhido será transformado em lixeiras sustentáveis, que serão distribuídas para as prefeituras das cidades que aderiram ao projeto desenvolvido pela Ancat em parceria com a Ambev

Cerca de 2.800 catadoras e catadores de materiais recicláveis estarão entre os foliões de cinco capitais brasileiras. São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte devem ganhar, ao menos, duas mil novas lixeiras sustentáveis após o carnaval. Elas serão construídas com parte dos resíduos gerados pelos milhões de foliões que irão às ruas para os festejos.

Além disso, a iniciativa proporciona mais trabalho e renda para milhares de catadoras e catadores que atuam nessas regiões. Somente a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), que faz parte da assessoria técnica da Unicatadores, uma das centrais afiliadas à Unicopas, levará para as ruas mais de mil profissionais da catação. O projeto é desenvolvido pela Ancat em parceria com a Ambev.

No último final de semana, nos pré-carnavais de São Paulo e Belo Horizonte, 1.228 catadores e catadoras recolheram cerca de 24 toneladas de materiais recicláveis. Além disso, foram instaladas dezenas de centrais de recolhimento de materiais nos circuitos. De todo o material recolhido, 40% é plástico. É deste material que a Ambev deverá construir as duas mil lixeiras sustentáveis.

Saiba mais